Falha em subestação de Furnas causa apagão em vários municípios
19/09/2021 08:20 - Atualizado em 19/09/2021 15:47
Subestação de Furnas
Subestação de Furnas / Divulgação - TV Brasil
Uma falha na subestação de Furnas de Rocha Leão, em Rio das Ostras, causou um apagão em diversos municípios dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, na noite desse sábado (18). De acordo com a empresa, a causa da pane ainda não foi identificada.
De acordo com Furnas, “às 21h21, ocorreu uma falha na Subestação de Rocha Leão, localizada no município de Rio das Ostras. As proteções atuaram corretamente para isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos dessa subestação. A equipe técnica de Furnas prontamente iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento. A empresa está analisando as causas do ocorrido”, informou.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou, em nota, que às 22h32 desse sábado, o abastecimento estava 100% normalizado. “O ONS avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos. Vale ressaltar que o episódio não tem relação com a crise hídrica do país. Reiteramos que, assim que identificado o problema, atuamos prontamente para iniciar a recomposição do sistema e para que o completo fornecimento de energia fosse restabelecido o mais rápido possível”, afirmou.
 
A Enel Distribuição Rio, concessionária responsável pelo fornecimento de energia em municípios fluminenses afetados, informou que realizou manobras na rede para restabelecer a energia para os clientes afetados, enquanto aguardava a normalização do sistema de Furnas.
Segundo a Energisa, uma das distribuidoras atingidas pela interrupção de energia, a situação impactou Nova Friburgo, na região serrana do Rio, e aproximadamente 60 municípios atendidos pela concessão em Minas Gerais. “A Energisa atuou de imediato para minimizar o problema aos seus clientes, conseguindo restabelecer o sistema de forma gradativa. A situação foi normalizada para 100% dos municípios impactados às 22h”, informou a companhia.
A empresa Light informou que trechos do município de Três Rios, no centro-sul fluminense, ficaram sem energia durante cerca de quatro minutos na noite de sábado por conta da ocorrência no sistema elétrico de Furnas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS