Mercado Municipal recebe visita guiada em comemoração ao centenário
- Atualizado em 16/09/2021 20:01
A visita guiada ao prédio histórico do Mercado Municipal de Campos, que comemorou 100 anos nesta quarta-feira (15), foi repleta de história e memórias afetivas de quem há anos frequenta o local. A visita foi uma iniciativa do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG), com o apoio da Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Programa Culture, Campos - com horizonte! e Museu Histórico de Campos. Além do prédio, os permissionários, que atuam há décadas no local, também fazem parte da história do local.
Participaram da visita o presidente do IHGCG, o artista plástico Genilson Soares; as historiadoras Sylvia Paes, integrante do Instituto Histórico, e Graziela Escocard, coordenadora do Museu, além do empresário Edvar Jr. A historiadora Sylvia Paes falou sobre a importância do mercado para a cultura de um município. “O mercado é um ponto importantíssimo porque ele mostra o momento de vida do povo daquele lugar. O que ele come, o que ele bebe, quem ele é. O nosso primeiro mercado foi onde é hoje o Boulevard”, disse a historiadora, se referindo ao Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no Centro.
Graziela Escocard, que também é coordenadora do museu, também, falou sobre a importância histórica do Mercado Municipal. “São memórias da nossa identidade, preservadas naquele patrimônio material que traz memórias afetivas da população. Então, o prédio precisa ser resgatado, comemorado e relembrado o tempo todo”, disse a historiadora.
A presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, falou sobre a importância do Mercado Municipal. "O Mercado Municipal de Campos possui uma arquitetura que nos transporta para o passado e é uma garantia de futuro por sua resistência, frescor e símbolo de fartura. Cuidar deste patrimônio de memória histórica, cultura, emocional e de pertencimento é nosso dever, enquanto poder público e cidadãos da nossa terra"
De manhã, foi realizada uma solenidade com a presença do prefeito Wladimir Garotinho e a participação da banda centenária Lyra Conspiradora. À noite, o Mercado Municipal fez parte da programação do 4º Festival Doces Palavras (FDP!), que acontece entre os dias 14 e 26, com transmissão pela TV Câmara Campos (canal 19.3) e pelo canal da FCJOL no YouTube. A programação contou, ainda, com exibição de vídeo histórico com participação da presidente da FCJOL e das historiadoras Rafaela Machado, coordenadora do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho; e Graziela Escocard, coordenadora do Museu Histórico de Campos.
Em seguida, palestra com o tema “Mercado Municipal: uma tradição centenária, com o presidente do IHGCG, Genilson Paes Soares, seguida de palestra “Muito além do espaço comum: Memórias dos Mercados”, “A trajetória histórica dos Mercados Públicos de Campos” e “O Mercado Municipal no Plano Urbanístico do começo do século XX” encerraram a programação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS