Idosos começam a receber 3ª dose da vacina contra a Covid-19
15/09/2021 08:34 - Atualizado em 15/09/2021 11:03
Idosos começam a receber a terceira dose
Idosos começam a receber a terceira dose / Alice Souza - InterTV
A secretaria de Saúde de Campos inicia nesta quarta-feira (14) a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos institucionalizados. Os primeiros a receber o reforço são os residentes no Asilo Nossa Senhora do Carmo, a partir das 10h30. A Prefeitura fará, também, a convocação de idosos por faixa etária e de pessoas imunossuprimidas de grau grave que tenham recebido as duas doses da vacina. Desde o início da pandemia, em março de 2020, até ontem, o município registrou 1.641 óbitos e 42.689 casos confirmados de Covid-19.
De acordo com a secretaria, as vacinas a serem utilizadas como dose de reforço devem ser, preferencialmente, de fabricantes diferentes das que foram aplicadas no esquema com duas doses ou dose única.
O ministério da Saúde incluiu a terceira dose das vacinas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 no último dia 25. A medida também foi pactuada ao Calendário Único do Estado do Rio de Janeiro no dia 1º de setembro. No caso dos idosos, o reforço é destinado àqueles que completaram o ciclo vacinal há seis meses. No caso dos imunossuprimidos, a orientação, a princípio, é para pessoas que tomaram a segunda dose ou dose única da vacina há pelo menos 28 dias.
Também nesta quarta-feira, a Prefeitura dá continuidade à aplicação da primeira dose da vacina Pfizer em adolescentes, contemplando meninas de 13 anos, além de adolescentes com deficiência com idades entre 12 e 17 anos. A vacinação dos adolescentes acontece das 9h às 15h, por meio de distribuição de senhas. Para tomar a primeira dose, é necessário apresentar documento com foto, CPF, cartão de vacinação e comprovante de residência. Adolescentes que completam aniversário ainda neste mês também podem se vacinar. Para adolescentes com deficiência, é necessário apresentar também um documento que comprove a condição.
O município segue aplicando, ainda, a segunda dose para aqueles que estão no prazo para receber o reforço do imunizante Pfizer e retoma a aplicação da segunda dose da AstraZeneca.
A aplicação da vacina Coronavac foi suspensa pela Prefeitura de Campos nessa terça (14), após uma falha no armazenamento do imunizante na segunda-feira (13). De acordo com a subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), houve uma oscilação de temperatura temporária, que se manteve negativa na rede de armazenamento de vacinas da secretaria municipal de Saúde, mas testes realizados mostraram que as doses não sofreram congelamento.
“A variação não afeta as vacinas de tecnologia de vetor viral e de RNA (Astra e Pfizer), mas, em função da tecnologia usada na Coronavac, de forma preventiva, a Subpav optou por colocar as doses desse imunizante sob observação, suspendendo temporariamente a aplicação, e informando ao Governo do Estado para a realização de novos testes antes de liberar o produto”.
Até essa terça-feira, o município de Campos aplicou 538.145 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 338.953 da primeira dose, 188.542 da segunda e 10.650 doses únicas.
Município registra 18 óbitos em seis dias
O município de Campos registrou, em apenas seis dias, 18 óbitos por Covid-19 e vinha mantendo a ocupação de leitos de UTI acima dos 80%, com uma queda ontem para 76,54%. O número de casos confirmados da doença chegou a 42.689 e não é atualizado há 11 dias, devido a problemas no sistema do ministério da Saúde. Apesar dos números, não há previsão de mudanças nas regras de flexibilização do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais do município, que está na fase amarela desde 10 de agosto.
A secretaria municipal de Saúde informou que as mudanças nas regras de flexibilização são definidas após análise dos dados da Covid-19 durante as reuniões do Gabinete de Crise de Combate à Covid e associou o aumento no número de casos ao avanço da variante Delta, que tem mais transmissibilidade. “O aumento dos casos e internações tem acontecido em todo mundo. Hoje já temos 95% da população adulta vacinada”, informou a secretaria.
A subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde informou, ainda, que vem buscando informações junto à secretaria de Estado de Saúde sobre a exportação de dados no sistema E-SUS que operava com lentidão e até mesmo não exportando. “Alterações no sistema foram realizadas ao longo da semana anterior por parte do Ministério da Saúde, gerando um novo modelo de sistema de registros e exportação de dados, agora o município está enfrentando dificuldades de inserção e ao exportar os dados verificou-se uma divergência de informações que anteriormente foram inseridas. Diante disso estamos em diálogo com a SES, aguardando solução da divergência, solução das dúvidas emitidas e orientações por parte do Estado para retornar com as atividades do boletim diário que informaram também estarem enfrentando as mesmas problemáticas”.
Polo de testagem na secretaria de Educação
A secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia vai inaugurar hoje o polo de testagem para Covid-19 na sede do órgão. O serviço conta com parceria da secretaria municipal de Saúde e será voltado aos profissionais das redes municipal, estadual e particular de ensino.
— A medida é uma iniciativa do Programa Saúde na Escola (PSE) e visa conter o contágio da doença na cidade. Além disso, se soma às ações do Plano Municipal de Ensino Híbrido Seguro, que também dispõe do sistema de retrovigilância nas unidades escolares municipais, evitando a propagação do coronavírus — explicou o secretário municipal de Educação, Marcelo Feres.
Segundo a coordenadora do PSE, Catia Mello, a secretaria vai publicar no Diário Oficial do Município, portaria com o Fluxograma de Testagem Para Covid-19, que segue etapas e critérios definidos em parceria com a secretaria de Saúde, como, por exemplo: o servidor precisa ter sintomas pelo menos por três dias para o teste de antígeno e acima de sete dias para o teste sorológico; encaminhamento médico que deverá conter o dia de início dos sintomas; o critério de definição para que o servidor realize os testes swab e/ou sorológico será feito pela subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde.
— Teremos uma sala reservada que será utilizada para este fim, de modo que os servidores sintomáticos não tenham contato com outros servidores na secretaria. A testagem só será realizada em servidor sintomático que esteja exercendo atividades presenciais e o PSE será responsável por comunicar, via e-mail, o dia e horário dos agendamentos — informou Catia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS