IseCensa realiza 7º Congresso Internacional do Conhecimento Científico
16/09/2021 18:26 - Atualizado em 17/09/2021 17:18
Profissionais envolvidos na realização do congresso
Profissionais envolvidos na realização do congresso / Divulgação/IseCensa
Acontecerá da próxima segunda (20) até sexta-feira (24) a sétima edição do Congresso Internacional do Conhecimento Científico, realizado em Campos pelos Institutos Superiores de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (IseCensa). Com programação on-line e inscrições gratuitas, o evento vai reunir palestrantes de 14 países. Na prática, será um fórum de discussão interdisciplinar sobre os principais conhecimentos e oportunidades de pesquisa, aumentando o intercâmbio de conhecimento e a parceria em projetos. O evento tem apoio da Folha da Manhã e da Inter TV Planície, integrantes do Grupo Folha de Comunicação.
De acordo com a vice-diretora do IseCensa, Beth Landim, serão ao todo 97 palestras, 84 minicursos e sete mesas redondas. Também estão previstas apresentações de 35 pesquisas feitas por estudantes. Fora da programação dedicada exclusivamente ao público universitário, 30 palestrantes falarão direcionados ao público em geral.
— A instituição está fazendo um evento reunindo palestrantes de 14 países, de todos os continentes, e disseminando o conhecimento para o mundo. Essa é a missão do IseCensa, e vemos isso no congresso, uma vez que é gratuito e totalmente on-line, ao vivo, trazendo a ciência e a pesquisa para o cotidiano — disse Beth Landim.
Já foram registradas mais de 2 mil inscrições pelo site www.ciccisecensa.com, onde ainda é possível se cadastrar e conferir a programação completa.
— O congresso será todo on-line, sendo 12 cursos e diversas atividades simultâneas. As transmissões vão acontecer em três plataformas, com linguagem diferenciada para cada uma delas, e tecnologia desenvolvida pela equipe do próprio IseCensa. Serão oferecidos gratuitamente 15 palestras pelo Youtube e 11 minicursos das áreas de humanas, biológicas e exatas pelo Instagram — pontuou Beth Landim.
Uma das atrações de segunda-feira será uma aula magna com o dentista e funcionário federal Gustavo Póvoa e a advogada Dila Póvoa, falando sobre “a força da fé e do perdão na construção da cultura da paz”. Gustavo, que também era atleta de triatlo, ficou paraplégico após ser atingido por um carro enquanto treinava, em setembro de 2020. A palestra terá mediação de Beth Landim e do padre e professor Murialdo Gasparet, e está prevista para a partir das 19h, após abertura musical que terá como uma das convidadas a cantora Luciana Ribeiro, campista que participou do The Voice Brasil no ano passado.
Simultaneamente ao sétimo Congresso Internacional do Conhecimento Científico, acontecerá a sexta edição do Seminário P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Haverá publicação da produção acadêmica do congresso na revista científica “Perspectivas Online”, indexada pelo Citefactor, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
— A programação técnico-científica será abrangente e participativa, estando previstas discussões sobre as grandes áreas do conhecimento científico apresentadas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), com a proposta de integrar os diversos segmentos da ciência na busca de soluções para as problemáticas atuais — destacou a oordenadora do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação do IseCensa, Maria das Graças Machado Freire.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS