Estado do Rio tem queda de 32% nas internações e 24% nos óbitos
19/09/2021 09:24 - Atualizado em 19/09/2021 11:08
A 48ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nessa sexta-feira (17) pela secretaria de Estado de Saúde (SES), aponta redução de 32% nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de 24% no número de óbitos provocados pela doença. Com isso, o estado do Rio de Janeiro permanece, pela terceira semana consecutiva, com a classificação geral de baixo risco (bandeira amarela).
A Região Metropolitana l, onde está concentrada a maior parte da população e das unidades de saúde da rede SUS, retornou à bandeira amarela após sete meses. A última vez que a localidade ficou nesse patamar foi na 19ª edição do estudo, de 24.02.21. A análise desta semana compara as semanas epidemiológicas 35 (de 29 de agosto a 04 de setembro) com a 33 (de 15 de agosto a 21 de agosto).
— O estado do Rio de Janeiro tem quase 85% da população com mais de 18 anos com a primeira dose aplicada e 46% com o esquema vacinal completo. Os indicadores apontam evolução geral e isso é resultado do avanço na vacinação — analisa o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.
No período analisado, o estado teve 2.360.692 doses de vacinas aplicadas na população. As taxas de ocupação de leitos da rede SUS também tiveram redução. A de UTI passou de 65%, no levantamento anterior, para 59%; e a de enfermaria de 43% para 41%.
Das nove regiões do estado, seis estão em bandeira amarela: Metropolitanas l e II, Serrana, Norte, Baixada Litorânea e Baía da Ilha Grande. As regiões Médio Paraíba e Centro-Sul estão na faixa laranja; e a Noroeste é a única na bandeira vermelha.
Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.
Fonte: Governo do Estado RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS