Mudança em sistema federal leva à inserção de casos de Covid-19 retroativos no balanço do RJ
19/09/2021 10:14 - Atualizado em 19/09/2021 11:07
Pesquisa sobre o coronavírus
Pesquisa sobre o coronavírus / Divulgação - Agência Brasil
A subsecretaria de Estado de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) informou que após mudanças definidas pelo ministério da Saúde no E-SUS, sistema federal para notificação de casos de síndrome gripal por Covid-19, precisou ajustar a base para extração dos dados que são publicados no Painel Covid-19 do Estado. Com isso, na última atualização do painel, nesse sábado (18), foram computados 92.614 casos da doença que aconteceram desde os primeiros meses da pandemia e que antes não eram visualizados.
A secretaria de Estado de Saúde (SES) reforça que não se tratam de casos ocorridos nas últimas 24 horas, mas que não estavam sendo visualizados devido à alteração do sistema federal. Desses registros, 62% correspondem ao ano de 2021.
“A mudança não impacta no cenário epidemiológico atual, pois seguem em queda os números de casos, internações e óbitos por Covid-19, como resultado do avanço da campanha de vacinação, que reduz o agravamento e a mortalidade pela doença”, afirma a secretaria.
As equipes da vigilância estadual utilizam os registros por data de ocorrência ou início dos sintomas. O monitoramento por esse parâmetro garante que as informações sejam mais fidedignas ao cenário, uma vez que mostram quando de fato o caso ocorreu e não quando ele foi registrado no sistema. Também não há reflexo no Mapa de Risco para Covid-19, divulgado semanalmente, uma vez que a vigilância epidemiológica utiliza para sua confecção dados do sistema SIVEP-Gripe, que não apresentou instabilidade até o momento.
A equipe técnica reforça que mantém um trabalho contínuo para minimizar os impactos das alterações realizadas no sistema e-SUS Notifica e, dessa forma, divulgar informações mais próximas do cenário real da pandemia.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado é de 57% e, para enfermaria, 41%.
Fonte: Governo do Estado RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS