Prefeitura aposta em tecnologia para ordenamento do cemitério do Caju
04/02/2020 14:57 - Atualizado em 07/02/2020 15:38
Prefeitura aposta em tecnologia para ordenamento do Cemitério do Caju
Prefeitura aposta em tecnologia para ordenamento do Cemitério do Caju / Divulgação/Prefeitura de Campos
Para facilitar a localização e identificação das sepulturas, a Prefeitura de Campos, através da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), está realizando um levantamento planimétrico cadastral de toda sua área. O trabalho de ordenamento do cemitério público do Caju prevê a implantação de novas tecnologias para melhor prestação dos serviços e comodidade à população.
O ordenamento faz parte do cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2006 com o Ministério Público Estadual (MPE).
— Realizamos uma parceria com a superintendência do Centro de Informações e dados de Campos (Cidac) para desenvolvimento de um sistema informatizado para cadastro das sepulturas existentes no cemitério do Caju. Isso vai permitir melhor gerenciamento, principalmente, dos registros de sepultamentos e perpetuações — explicou o diretor de cemitérios, Jorgiele Oliveira.
Também estão sendo identificadas sepulturas com características de abandono. Cerca de duas mil já foram identificadas, a maioria em estado bastante precário, sem qualquer possibilidade de identificação. O levantamento será utilizado para instruir os processos administrativos de estado de abandono e, assim, colaborar com ordenação do cemitério, além de dar cumprimento ao TAC.
— Em breve estaremos notificando os responsáveis pelas sepulturas com características de abandono para que compareçam à sede da Codemca, a fim de regularizar a situação — conclui o diretor.
Atualmente, o município tem 24 cemitérios e 43,6 mil sepulturas, sendo 35 mil apenas no Caju, o maior do interior do Rio.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS