"Muro da Gentileza" quer estimular doações e trocas na Uenf
06/02/2020 15:11 - Atualizado em 19/02/2020 14:25
A convite da professora Priscila Castro, assessora de Cultura da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), o formando de Engenharia de Produção e artista grafiteiro Marcus Vinícius Cury “deu vida” e significado ao muro do Restaurante Universitário da Uenf, que agora é conhecido como o “Muro da Gentileza”. 
O projeto visa transformar a universidade em um espaço mais humanizado para a comunidade acadêmica e a sociedade. A imagem possui diversas referências: a marca da Uenf, do profeta Gentileza, das mulheres na ciência e faz homenagem ao artista Jean-Michel Basquiat, um ícone da arte urbana mundial.
De acordo com a professora Priscila Castro, a inspiração para o “Muro da Gentileza” veio de um projeto realizado no Colégio São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro, onde ela já estudou. “Esperamos criar um ambiente mais acolhedor para os nossos estudantes veteranos e os calouros, além de acolher nossos professores, técnicos, visitantes diários e vizinhos da Uenf”, disse Priscila.
Para compor o painel, Marcus Vinicius Cury se inspirou na arquitetura da universidade e nos itens que podem ser deixados no muro, além das caligrafias de dois artistas para os textos: o profeta gentileza e Basquiat. Conhecido no meio artístico como MV Cury, o grafiteiro conta que ficou feliz em receber o convite pela finalidade do desenho.
— É uma proposta que visa à sustentabilidade, pois alguém sempre tem algo em casa que não usa e que pode ser muito útil para outras pessoas. Essa é uma iniciativa muito bacana da universidade: promover a troca — comentou Marcus Vinicius.
Fonte: Uenf

ÚLTIMAS NOTÍCIAS