Prefeito interino assume em Italva
Aldir Sales 18/02/2020 20:17 - Atualizado em 10/03/2020 14:48
O presidente da Câmara de Italva Alcirley Lima (Patri) assumiu, nesta terça-feira, o cargo de prefeito interino do município. O vereador continuará no comando do Executivo até a Justiça Eleitoral marcar uma nova eleição na cidade, o que ainda não tem previsão de acontecer. Em dezembro do ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a condenação e a cassação da prefeita eleita em 2016 Margareth do Joelson (PP) e do vice Bruninho (PV).
Após deixar a Prefeitura de Italva, Margareth postou nas redes sociais e disse que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF): “Gostaria de reforçar mais uma vez que estou com minha consciência tranquila de que não fiz nada errado e que continuo sendo alvo de uma grande cilada armada pela oposição que não aceitou a vontade popular nas urnas. Continuarei lutando para corrigir essa injustiça. Já entramos com recurso no STF e vamos reverter essa decisão descabida e desproporcional, pois confio na Justiça”.
O TSE confirmou, no dia 13 de dezembro, a condenação de Margareth e de Bruninho por compra de votos nas eleições de 2016. O ministro relator, Og Fernandes, afirmou que o TRE comprovou a prática pelos candidatos eleitos. Na operação de busca realizada, às vésperas do pleito, no comitê de campanha situado na residência da candidata, o ministro informou que os fiscais apreenderam 204 bonecas, diversas cópias de títulos eleitorais, documentos de identidade, contas de energia elétrica de eleitores, entre outras peças. “Percebo que os autos contêm provas robustas dos atos de captação ilícita de sufrágio (compra de votos)”, afirmou Og Fernandes, destacando que o material coletado revela fortes indícios de oferecimento de vantagens em troca de votos.
No julgamento do caso, ocorrido em outubro de 2018, o TRE entendeu que, para caracterizar a conduta ilícita de compra de votos, não é necessário o pedido explícito de votos, bastando que se evidencie o dolo. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS