Campos ganha encontro de cultura alimentar
09/03/2020 16:59 - Atualizado em 24/03/2020 18:15
Suculentas Feira in Natura está marcada para domingo, das 10h às 22h, no espaço Soma+Lab
Suculentas Feira in Natura está marcada para domingo, das 10h às 22h, no espaço Soma+Lab / Divulgação
Campos acaba de ganhar uma iniciativa que é muito mais do que um evento de gastronomia. A Suculentas — Feira in Natura chega à planície no próximo domingo (15) como um mega encontro que vai debater cultura alimentar e conectar pessoas e grupos que estão relacionados a essa esfera. De acordo com os organizadores, a cidade precisa questionar e conhecer o que coloca no prato. Tendo como cenário o espaço Soma+Lab, na Pelinca, a Suculentas acontecerá das 10h às 22h. Para a entrada, é sugerida a doação de ração, que será destinada a animais necessitados. O Soma+Lab fica na rua Almirante Greenhalgh, 36, no final da Pelinca.
Haverá banquinhas de quilombos e pequenos produtores comercializando vários alimentos (desde verduras, legumes e frutas até pães artesanais, sucos naturais, cremes dentais veganos, leites vegetais, plantas); coletivos e grupos dando oficinas diferenciadas (como de leites vegetais, muffins, kokedama, jardins comestíveis, de café, tinta vegana); exposição fotográfica sobre direitos animais e direitos humanos; selectas musicais e apresentações de artistas com música e poesia; brincadeiras infantis; feira de adoção de animais; doação de mudas de plantas; e rodas de conversa sobre temas como alimentação saudável, desperdício de alimentos, consumo consciente, agrotóxicos, meio ambiente, veganismo, direitos dos animais, fome, pecuária, trabalho escravo, reforma agrária, conflitos em terras, agronegócio, orgânicos e outros temas emergentes.
Realizado pelo Páprica — Centro de Cultura Alimentar, de Campos, o encontro faz pontes entre pessoas que precisam falar e a sociedade precisa ouvir; conecta lutas e afetos; e movimenta a cidade, que é majoritariamente rural, possui vários assentamentos sem-terra e uma das maiores comunidades quilombolas do país.
As banquinhas, atividades e apoios são dos seguintes grupos: Páprica — Centro de Cultura Alimentar (compotas, pestos, geleias, dentre outras produções naturais artesanais); Bebete Brownies e Mini Delícias (brownies, doces veganos, cookies); Grape (sucos naturais); Soma+Lab (estúdio de som e espaço para eventos); Dom Garcia (temperos e matéria-prima para os oficinas que serão ministradas); Vegetuba (lanches veganos); Oh My Plus (brechó de roupas plus size); D’buí Soluções em Bambu (cestas, sinos dos ventos, outras produções em bambu); Pão na Pedra Padaria (pães artesanais); Coletivo de Mulheres Quilombolas “Dandaras do ABC” (verduras, legumes e hortaliças); Coletivo Vegano (oficina de tinta vegana, de leites vegetais e de pasta salgada de amendoim); Associação dos Povos das Águas, do Campo e da Cidade; La Paz da Floresta (frutas); EncresCampos (artesanato e beleza afro); Cê Pita? (tabacaria); Brechózin (brechó não-plus size); Flor de Pedra (plantas); Baru (oficina de kokedama); Biocultivar (bio-hortas); Clube Barista (café e oficina de preparo de cafés especiais); Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Campos (Comsea); Projeto Capivara (preservação ambiental); Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana (doação de mudas); Estação Estadual Ecológica de Guaxindiba - Inea (campanha contra queimadas e de preservação da água); Yoga na Planície (oficina de yoga); e Casa dos Cabrunquinhos (atividades infantis). (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS