Municípios da foz após cheia
14/03/2020 18:24 - Atualizado em 14/03/2020 23:54
A preocupação com as chuvas, que atingiram todo o estado, começou no início do mês nos municípios da foz do Paraíba. Em São João da Barra, o primeiro efeito da cheia foi a interdição da SB 02 e a reabertura da foz em Atafona. Mesmo sem atingir a cota de transbordo no município, 8m, várias áreas ficaram alagadas, gerando a necessidade de criação de um gabinete de crise para intervir com ações preventivas e ao decreto de situação de emergência. Atualmente, o rio vem baixando e ontem marcou 4,90 m. Na última sexta-feira (13), a rodovia municipal foi liberada para a circulação de veículos leves. Em São Francisco de Itabapoana, as primeiras ações também foram para escoamento das águas. Diversas secretarias se envolveram nas ações que contou com auxílio do governo do Estado. O Departamento de Estradas de Rodagens (DER-RJ) interveio com instalação de manilhas em um trecho da RJ 196, entre Santa clara e Gargaú.
Depois de nove dias fechada, e após vistoria do corpo técnico da Defesa Civil de São João da Barra, foi liberada parcialmente, na última sexta, a estrada SB 02, apenas para o tráfego de veículos leves. A Guarda Civil Municipal e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) atuam na fiscalização.
A estrada, com aproximadamente 10 km de extensão, é um acesso alternativo à sede do município, ligando a localidade de Degredo à entrada da cidade, passando pelo Bairro de Fátima.
Além da rodovia municipal, durante as cheias, as atenções estiveram voltadas para o Dique São João, que rompeu em fevereiro. O monitoramento e as ações estiveram voltadas para a população das localidades de Cajueiro, Degredo, Bairro de Fátima e Chatuba (sede), Grussaí e Perigoso. O município, que teve duas famílias desalojadas, começou a informar o problema dos diques aos órgãos responsáveis da União e Estadual, desde janeiro último, oficializando a secretaria do Patrimônio da União (SPU), Ministério Público Federal, Departamento de Re-cursos Minerais (DRM) do Rio de Janeiro, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade (Seas). A intervenção cabe ao Inea, com autorização do Governo Federal.
Em São Francisco, a prefeita Francimara Barbosa Lemos esteve na ultima sexta na secretaria Estadual de Cidades, na capital, para assinatura de um termo de cooperação, no qual o governo do Estado fornecerá estudos técnicos para a modernização do sistema de iluminação e também a entrega de projetos de drenagem em Santa Clara, além da pavimentação de ruas em guaxindiba e sossego. A prefeita agora aguarda a licitação e execução das obras, por parte do Estado.
No município, 23 famílias das localidades de Santa Clara, Ilha dos Mineiros, Muritiba, Traves-são de Barra, Guaxindiba, Gargaú e Barra do Itabapoana ficaram desalojadas. O município contou com auxílio do Corpo de Bombeiros para levar água e mantimentos para a população ilhada. Bombas de sucção foram instaladas para drenar diversos pontos. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS