Na Semana das Mulheres, palestras de qualificação
11/03/2020 21:29 - Atualizado em 24/03/2020 19:11
A Semana Internacional da Mulher no Espaço da Oportunidade da Prefeitura de Campos será marcada por palestras de qualificação para ingresso, permanência e ascensão das mulheres no mercado de trabalho. A programação foi aberta nesta quarta-feira com o workshop “Currículo e Entrevista: Como se Sair Bem”, ministrado pela idealizadora da página “Oportunidades da Planície”, Millena Miranda. A programação continua até sexta-feira. 
— Quando vou a uma entrevista e não sou contratada, me pergunto se poderia ter feito algo diferente. Quando perguntam, por exemplo, se tenho filhos, fico com a impressão de que perco um pontinho por ser mãe. Aqui, temos algumas dicas para lidar com essas situações — comentou uma das participantes do workshop, Laura Gonçalves, de 26 anos.
A palestrante Millena ensinou a elaborar um currículo, se apresentar e se comunicar na entrevista. Ela deu dicas quanto à foto utilizada, ao nome escolhido para o endereço de e-mail e ainda alertou que não há necessidade de dar informação quanto a filhos no currículo. “Ainda assim, estejam prontas para as perguntas que podem surgir na entrevista, como o tempo de percurso da sua casa até o local de trabalho e quem cuidará dos filhos, caso os tenham, quando vocês estiverem trabalhando”, comentou.
O diretor para Empregos da Superintendência de Trabalho e Renda, Marcelo Barreto, comenta que a Semana da Mulher é uma oportunidade de oferecer um conteúdo específico para essa grande parcela da sociedade. Ele comenta ainda que o Espaço atua em diálogo com empresas para incentivar a contratação de mulheres.
— A busca de mulheres por qualificação é acentuada, com um olhar de “querer mais”, de querer se preparar. Como Superintendência, reconhecemos a dificuldade maior para elas de qualificação devido a dupla jornada de trabalho. Essa semana é uma oportunidade de oferecer algo só para elas. Também dialogamos com empresas, que muitas vezes buscam apenas por profissionais homens mesmo tendo diversas mulheres qualificadas para a mesma função -— comentou Marcelo. (A.N.)
 
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS