Mudança do defeso na região conta com consulta pública
05/02/2020 21:45 - Atualizado em 19/02/2020 14:53
A mudança do período de defeso marinho no Norte Fluminense está próxima de ser concretizada e vai beneficiar milhares de trabalhadores do setor em Campos. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio por meio da Secretaria de Aquicultura e Pesca (Sap/Mapa) publicou uma portaria que permite avanços no processo de adequação às características litorâneas da região e abriu consulta pública. A Prefeitura de Campos, através da Diretoria de Pesca, está empenhada na mudança e participando do processo.
— Realizamos muitas ações, mobilizações e diálogos com universidades, instituições do segmento, colônias de pescadores, armadores de pesca, comerciantes e tivemos a ampla representação das comunidades de pescadores visitadas. Acompanhamos a rotina da categoria e das mulheres, que trabalham com a pesca em Farol e detalham o aumento das dificuldades para descascar um camarão cada vez menor — disse o diretor de Pesca, José Armando Barreto.
Se aprovada a mudança, o período passará a ser entre dezembro a fevereiro e trará benefícios imediatos, como a recuperação dos estoques pesqueiros, aumento da renda e a recuperação da atividade em declínio nos últimos anos.
Segundo Armando, o órgão já tem documentos, base científica, condições e dados exigidos na portaria. “A mudança vai trazer sustentabilidade aos estoques pesqueiros, camarões com maior tamanho e volumes expressivos nas capturas”. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS