Bolsa Família e BPC liberados
30/01/2020 21:35 - Atualizado em 07/02/2020 15:21
Os beneficiários do Bolsa Família que vivem em cidades atingidas pelas chuvas e ainda não receberam o pagamento em janeiro podem antecipar o saque. O governo federal liberou o benefício para moradores de municípios dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo. O calendário já vem sendo cumprido, mas muitos pagamentos ainda seriam feitos nos dias 29, 30 e 31 (para pessoas com Número de Identificação Social (NIS) terminados em 8, 9 e 0).
Para os moradores dessas cidades, o Ministério da Cidadania também vai antecipar os saques em fevereiro. O pagamento dos beneficiários será feito no dia 12, para todos os beneficiários, desconsiderando o calendário oficial (que se estenderia até o dia 28).
A pasta também vai antecipar uma parcela do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para quem reside numa das cidades atingidas. O pagamento de janeiro começou nesta segunda-feira (dia 27). Todos os beneficiários já podem sacar o valor devido, desconsiderando o calendário oficial.
Segundo o ministério, o beneficiário também poderá antecipar o valor de um salário mínimo, que poderá ser pago em até 36 meses, descontados nos benefícios posteriores. "O pagamento dos próximos benefícios segue o calendário regular”, informou o ministério.
O BPC/Loas é pago a idosos acima de 65 anos e a pessoas com deficiência cuja renda mensal é de até 25% do salário mínimo por pessoa. Segundo o governo, 85 municípios já declararam situação de emergência ou de calamidade pública.
As cidades do Norte e Noroeste beneficiadas cujos moradores serão beneficiados são Campos, São João da Barra, Cardoso Moreira, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Porciúncula, São Fidélis, Italva, São Francisco de Itabapoana, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, Varre-Sai, Aperibé, Cambuci, Itaocara, Laje do Muriaé, Miracema e São José de Ubá e Natividade.
Enquanto isso, comerciantes contabilizam prejuízos deixados pelas fortes chuvas. Em Bom Jesus de Itabapoana, o maior problema foi a falta de energia elétrica. Nesta quinta-feira, as lojas encerraram suas atividades bem mais cedo devido à falta de luz.
A concessionária Enel informou que às 15h01 desta quinta houve interrupção do fornecimento de energia em razão do desligamento automático da Usina de Campos. Às 15h19, houve novo desarme. A falta d'água também atinge a população.
Produtores rurais contam com a ajuda do setor de Engenharia da Marinha do Brasil e de prefeituras de municípios não atingidos pelas enchentes a fim de desobstruir as estradas e remover árvores caídas. Os maiores prejuízos atingem os produtores de leite que devido às condições das estradas não tem como transportar o produto. (P.R.P.P) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS