Produtores ganham reforço de programa no plantio de abacaxi
30/01/2020 21:27 - Atualizado em 07/02/2020 15:21
SFI é o terceiro maior produtor de abacaxi do país
SFI é o terceiro maior produtor de abacaxi do país / Paulo Pinheiro
Agricultores familiares das localidades de Balança Rangel e Caxias, no distrito de Travessão, no norte de Campos, começaram a ser atendidos com trator e implementos no preparo do solo para o plantio de abacaxi. O trabalho, sem qualquer custo para os produtores, é parte do programa “Semeando o Futuro”, da Prefeitura de Campos e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, de incentivo aos pequenos agricultores, assentados e agricultores familiares.
— Nesta área são cerca de 30 agricultores que, nos últimos anos, estão trocando, aos poucos, a lavoura de cana de açúcar pelo abacaxi. Inicialmente, disponibilizamos um trator, arado e grade para preparar a terra e, nos próximos dias, chega mais um trator. Em cerca de 20 dias, no máximo, todos eles serão atendidos — explica o subsecretário de Agricultura, Evandro Ferraz.
Os agricultores familiares de Balança Rangel e Caxias são apenas alguns dos produtores que vêm sendo beneficiados pelo programa em todas as regiões do município, dentro da política do governo Rafael Diniz, de diversificar e ampliar as fontes de receitas de Campos. Uma política que tem agradado ao setor. “Por muitos anos, mesmo quando havia dinheiro de sobra, nunca fomos atendidos. Agora recebemos esse benefício de suma importância para nosso trabalho”, destacou o produtor rural Joel Pereira, de Caxias.
Com seis tratores, neste início de ano já foram atendidos cerca de 60 produtores rurais em diferentes pontos. No ano passado foram beneficiados mais de 1.500 agricultores em todo o município. Este ano, o trabalho está sendo ampliado também com a oferta de mudas e sementes de diversas culturas, incluindo frutas, verduras, cereais e leguminosas, a partir da ampliação de parcerias.
— Nosso potencial agrícola é enorme e tudo que os agricultores precisam é de apoio, não apenas com máquinas, mas também com assistência técnica e facilidade de acesso a sementes e mudas de qualidade. Estamos avançando muito nesse aspecto com o reforço de parcerias com a Pesagro-RJ e Emater-RJ. Em pouco tempo, vamos adquirir mais seis tratores e ampliar ainda mais esse atendimento — adianta o secretário Robson Vieira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS