São José: instalações e equipamentos prontos, mas ainda sem data para inauguração
Camilla Silva 25/06/2019 18:29 - Atualizado em 03/07/2019 20:17
  • Apresentação do novo São José

    Apresentação do novo São José

  • Apresentação do novo São José

    Apresentação do novo São José

  • Apresentação do novo São José

    Apresentação do novo São José

As instalações e os equipamentos da nova unidade do Hospital São José, na Baixada Campista, estão prontos para entrar em funcionamento. No entanto, ainda não existe data definida para isto acontecer. O secretário de Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde, Abdu Neme, afirmou nesta terça-feira (25) que as equipes que irão atuar na unidade passarão por treinamento. Depois de concluído, segundo ele, poderá ser marcada a inauguração. O novo prédio do São José, que foi apresentado à imprensa nesta terça-feira (25), possui 2.700m² e dois pavimentos com atendimento emergencial e ambulatorial. Inicialmente, a reforma custaria R$ 6,4 milhões, mas, após aditivos, ficou em cerca de R$ 9 milhões. A obra de reforma da UPH São José foi iniciada em 2011 e seria entregue inicialmente em 2013.
— Como vocês viram, a parte estrutural e a parte de equipamentos estão todas alocadas e funcionando plenamente. O mais importante aqui não é o equipamento, o remédio, é o atendimento que nós vamos dar as pessoas que moram na localidade e serão atendidas aqui — afirmou o secretário de Saúde.
Abdu Neme anunciou, ainda, que o médico Pedro Henrique Conte será o diretor da Emergência, e o cardiologista Nicolau Schettino atuará como diretor clínico da unidade.
Apresentação do novo São José
Apresentação do novo São José / Genilson Pessanha
No pavimento térreo estão instalados 10 consultórios ambulatoriais, cinco consultórios de emergência e 27 leitos de enfermaria — sendo 21 de adultos e seis de pediatria. Além de dez cadeiras de hidratação adulto e seis de inalação pediátrica. Todos os consultórios contarão com computador, interligados em rede, e impressora. As emergências adulta, pediátrica e ambulatorial terão recepções em separado. Também haverá setor para procedimentos invasivos, eletroencefalograma e farmácia.
Na parte superior ficará toda parte administrativa, além de refeitório, dormitórios para equipe médica e de enfermagem, e, ainda, um miniauditório para cursos e palestras.
A inclusão de oftalmologia e de angiologia no atendimento ambulatorial está entre as novidades com a nova UPH São José. Serão mantidas, ainda, especialidades já existentes na antiga unidade do São José, como nefrologia, ortopedia, pediatria, reumatologia, proctologia, urologia, cardiologia, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia e hematologia.
Adiamentos - A inauguração foi inicialmente prevista para o dia 31 de maio e depois para o dia 25 de junho, mas em nenhuma das ocasiões a unidade foi entregue à população. Na Baixada, moradores afirmam precisar de um novo local de atendimento, mas estão desanimados com os constantes adiamentos. “Foram duas vezes que avisaram que ia ser. Já era para ter entregue há anos”, afirmou Maria da Conceição Henrique que acompanhava a filha no São José, na tarde desta terça-feira (25). A UPH funciona atualmente ao lado do novo prédio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS