Micro e pequenas empresas em alta
01/07/2019 21:20 - Atualizado em 10/07/2019 14:19
O saldo de empregos gerados pelos pequenos negócios em maio de 2019 superou em 10% o resultado registrado no mesmo período do ano passado, mas ficou 61% abaixo do verificado pelo mesmo segmento no mês anterior (abril). As micro e pequenas empresas (MPE) ligadas ao setor da Agropecuária lideraram a geração de novas vagas, com 25 mil postos de trabalho, seguidas por serviços, enquanto que, comércio e indústria da transformação tiveram saldos negativos. Em maio, as micro e pequenas empresas, foram responsáveis pela criação de 38 mil empregos no país, enquanto as médias e grandes corporações registraram saldo negativo, demitindo 7,2 mil trabalhadores, conforme levantamento do Sebrae feito com base no Caged, do Ministério da Economia.
O gerente do Sebrae em Campos, Gilberto Soares, admitiu que o panorama no município segue o mesmo quadro de todo país.
— Assim como no Brasil há uma participação maior das pequenas empresas, especialmente o setor de serviços, aqui também não é diferente. Há um crescimento significativo de alguns setores, como o da alimentação e da beleza, entre outros — disse Gilberto.
Ainda em Campos, o Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) conta com programas de incentivo à microempresa como o Fundecam Empreendedor. No ano passado, o órgão de fomento municipal fechou mais de 180 propostas pelo Fundecam Crédito Certo, com cerca de R$ 1,3 milhão de recursos liberados, compreendidos entre quatro modalidades de crédito como Fundecam Empreendedor, o Fundecam Economia Solidária, o Fundecam Agricultura Familiar e o Fundecam Inovação. (A.N) (P.R.P.P.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS