Programa de Campos será debatido na Flip
09/07/2019 18:55 - Atualizado em 21/07/2019 16:06
As políticas públicas para formação de leitores que são aplicadas em Campos pela coordenação de Língua Portuguesa e Literatura da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) serão tema de debate na 17ª Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), considerada a mais importante do país. A professora Ana Raquel Pourbaix, coordenadora da pasta da Smece, apresentará o tema no sábado (13), pela manhã, no espaço da Casa da Literatura da secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sesec). É a primeira vez que o município será representado no evento.
O projeto “(Lei)tura - Políticas Públicas de Formação de Leitores”, desenvolvido por Ana Raquel, foi um dos 34 selecionados entre mais de 500 inscritos, incluindo pessoas físicas, movimentos e instituições. O programa é constituído pela tríade acesso/democratização/ incentivo. Nos últimos três anos, o campo de atuação foi ampliado, se estendendo a espaços não escolares.
— Um momento histórico para nossa cidade: socializar, pela primeira vez na FLIP, a maior feira literária brasileira, as nossas políticas públicas de incentivo à cultura literária. Entre tantos trabalhos inscritos, ter nosso município selecionado e representado no cenário internacional é um orgulho para nossa Campos. Sinal de que realizamos um trabalho eficiente, eficaz, com efetividade, sério e comprometido — disse Ana Raquel.
O programa de incentivo à leitura é composto por uma série de projetos e ações. Um dos projetos é o Grupo Oficina Terra da Alegria (Gotta), de contação de histórias, formado por estudantes da rede municipal. Já foram realizadas mais de 1.500 apresentações em nove municípios, com 22 prêmios conquistados e 280 crianças beneficiadas. Outra iniciativa é o Circuito Literário, que leva literatura a espaços como rodoviária, asilos, postos de saúde, praças públicas, casas de acolhimento, eventos culturais e praias.
Uma das ações envolvidas, a Caixoteca é uma pequena biblioteca fixa em praça pública e pediatria de hospitais. O Vai e Vem Literário promove troca de livros, e há ainda as bibliotecas e salas de leitura nas unidades escolares. Também compõe o programa o Dia Nacional do Livro Infantil, evento realizado anualmente que conta com a presença de escritores renomados como Fernando Carraro e Júlio Emílio Braz.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS