Justiça determina prazo para melhoria da estrutura da UPA, em Guarus
Virna Alencar 16/07/2019 15:17 - Atualizado em 19/07/2019 13:35
  • Pacientes da UPA reclamam de estrutura (Foto: Genilson Pessanha)

    Pacientes da UPA reclamam de estrutura (Foto: Genilson Pessanha)

  • Pacientes da UPA reclamam de estrutura (Foto: Genilson Pessanha)

    Pacientes da UPA reclamam de estrutura (Foto: Genilson Pessanha)

  • Pacientes da UPA reclamam de estrutura (Foto: Genilson Pessanha)

    Pacientes da UPA reclamam de estrutura (Foto: Genilson Pessanha)

A Justiça determinou que o Governo do Estado apresente, no prazo de 30 dias, um cronograma para resolver os problemas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarus, em Campos. Nesta terça-feira (16), pacientes apontaram problemas como cadeiras e pisos quebrados, além da falta de equipamentos para realização de exames, entre eles, de raio x. Em nota, a secretaria de Estado de Saúde informou que, ao receber a determinação da Justiça, oficiou a Organização Social (OS) que administra a unidade, para que entregue um plano de melhorias.
Por volta das 11h30, o morador do Parque Aurora Leonardo Tavares, de 28 anos, esteve na UPA com a esposa, Cristiane Terra Monteiro, de 43 anos, e relatou problemas na estrutura da unidade. “Minha esposa sentiu tontura e, por isso, resolvemos buscar atendimento aqui. Ela foi atendida por um clínico geral e foi colocada em uma sala, que chamam de ‘sala amarela’, onde permaneceu no soro. As cadeiras de lá estão quebradas, o piso de madeira do corredor que dá acesso a esta sala também está quebrado. Pagamos os nossos impostos e é lamentável que a saúde esteja assim”, disse.
A moradora do distrito de Travessão Vanusa dos Santos Barreto, de 32 anos, também buscou atendimento para a filha de 2 anos, que apresentou sangramento no nariz. A mãe questionou a falta de equipamento para realização de exames. “Saí com a receita para comprar medicamento, mas não fizeram um raio x na criança, sequer um exame se sangue. Paguei passagem de ônibus, saí de Travessão, que tem um postinho médico, pensando que o atendimento aqui seria melhor e me enganei. É preciso que a pessoa chegue às últimas para que eles façam alguma coisa?”, questionou.
A aposentada Maria José Ferreira, de 88 anos, moradora do Parque Prazeres, em Gaurus, relatou que está com gripe e, ao buscar atendimento na UPA, foi informada da falta de aparelho de raio x. “Disseram que haveria necessidade de fazer o exame, mas que não tinha o aparelho. Passaram receita para comprar remédio”, lamentou.
Assim como os relatos da população, o que provocou o pedido da Defensoria Pública foi a falta de equipamento e profissionais, além da precariedade da estrutura, incluindo falhas nos sistemas de refrigeração, no telhado e no piso.
Em nota, a secretaria de Estado de Saúde informou que recebeu da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE) cópia de ação civil pública no âmbito da Justiça do Trabalho sobre as condições de infraestrutura da unidade. E que, diante disso, oficiou a Organização Social (OS) que administra a UPA Guarus, em Campos, para que entregue um plano de melhorias para a unidade. A secretaria informou, ainda, que realizou, na última sexta-feira (12), reunião com a organização social para apresentação do projeto de melhorias e validação do plano pela área técnica da SES.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS