Abrigo acolhe pessoas em situação de rua no inverno
Camilla Silva 17/07/2019 21:08 - Atualizado em 19/07/2019 13:41
Rodrigo Silveira
Moradores em situação de rua poderão se abrigar no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) durante as noites mais frias do ano. O projeto Abrigo Noturno de Inverno, desenvolvido pela secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), começou a ser realizado nesta quarta-feira. O município fornecerá ônibus que sairá, de segunda a sexta-feira, até a primeira semana de setembro, da praça do Santíssimo Salvador, para quem voluntariamente aderir ao programa. Campos passa por um inverno rigoroso e as temperaturas registradas em julho foram as menores dos últimos 20 anos.
Gilberto Ribeiro e Lucia Helena Oliveira estão entre os que participam do projeto. “Está muito frio nesses últimos dias. A gente espera uma vaga fixa em um abrigo, mas enquanto não acontece, é bom ter um lugar para passar a noite”, falou Gilberto.
— Esse período do ano, por causa das baixas temperaturas, a demanda pelo serviço de acolhimento aumenta muito. O Centro Especializado para População em Situação de Rua realizou abordagens sociais e convidou as pessoas em situação de rua para pernoite no acolhimento noturno, que terá a duração do horário das 18h às 6h, de segunda a sexta-feira. Até o momento, cerca de 50 pessoas manifestaram interesse em participar do projeto — afirmou Ederton Rossini, coordenador do Centro Pop.
Segundo assistente social Fabiana Teixeira, gerente de projetos de média complexidade do órgão, ao término do pernoite, o ônibus reconduzirá os usuários ao Centro Pop para o café da manhã (7h). A estrutura dos camarotes será utilizada para realizar a acomodação dos participantes. No primeiro dia do projeto, os assistidos também receberam janta.  “Lá já tem estrutura de banheiro e haverá chuveiro com água quente. Nós estamos vendo com as entidades filantrópicas que costumam realizar ações para que trabalhem com a gente neste projeto”, afirmou.
Frio — Desde o início do mês, as temperaturas mínimas em Campos variam entre 12°C e 15°C durante o período da noite. Segundo o professor de Meteorologia Agrícola, José Carlos Mendonça, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a marca de 10°C, registrada na madrugada do dia 7 de julho, foi a menor temperatura registrada na cidade nos últimos 20 anos. 
Rodrigo Silveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS