Seis famílias recebem moradias
Ícaro Barbosa e Mário Sérgio Junior 20/07/2019 18:23 - Atualizado em 24/07/2019 13:57
Rodrigo Silveira
Seis famílias do Parque Aldeia III serão contempladas com novas casas, através do projeto “Teto”, que há mais de 10 anos atua no Brasil em comunidades em situação de vulnerabilidade. Junto das famílias beneficiadas, mais de 100 voluntários começaram a construir os imóveis ontem e finalizam as obras neste domingo (21). Os recursos para a construção das casas foram captados pela Campanha dos Embaixadores, onde 15 voluntários, sendo seis de Campos, representaram a organização para captar fundos através de um financiamento coletivo.
Segundo o arquiteto Elias Andretti, que faz parte do “Teto”, os imóveis possuem 18 m2 e são construídos a partir de painéis pré-moldados. “Cabe ressaltar que as famílias não estão ganhando as casas por ganhar, elas trabalharam junto conosco na construção e pelos imóveis serem emergenciais e transitórios serão as próprias famílias que ficarão responsáveis por manutenções futuras”, disse.
Um dos moradores que recebeu a casa nova é Edislei. “Estou muito feliz de poder conseguir uma casa melhor para minha esposa e filho, e pelos vizinhos que também foram agraciados. Isso foi possível com a ajuda de Deus e dessas pessoas maravilhosas do projeto”, disse.
A ação contou com 90 voluntários, sendo 82 de Campos. Os outros oito são do Rio de Janeiro. Do total, 75% foi de mulheres. “É uma felicidade coletiva, pois sempre trabalhamos em conjunto com a comunidade construindo as casas e as ideias. Poder proporcionar isso para eles é muito gratificante e significativo”, declarou Carolina Thibau, uma das voluntárias.
Quanto à escolha da comunidade Aldeia III, os organizadores explicam que foi a partir de um mutirão de visitas que começou em agosto de 2017. “Mapeamos e levantamos dados sobre comunidades de Campos, Cardoso Moreira e São Francisco de Itabapoana, e identificamos, a partir de um ranking, que neste primeiro momento o Aldeia III demandava maior emergência para receber a iniciativa”, informou a organização.
Para realizar o trabalho de construção dos imóveis, os voluntários se concentraram no ginásio de esportes dos Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa). Lá eles receberam as instruções de trabalho, uniformes do projeto e conheceram mais detalhes sobre a organização.
Essa é a segunda ação realizada pelo “Teto” em Campos. Na primeira oportunidade, em novembro de 2018, 90 pessoas, entre voluntários e moradores da localidade. Se mobilizaram para construir quatro casas também no Aldeia III.
O projeto “Teto” é uma organização que atua há mais de 10 anos no Brasil em trabalho conjunto com as comunidades em situação de vulnerabilidade. Além disso, o objetivo é garantir o direito à moradia nas favelas mais invisíveis e precárias da América Latina, através do desenvolvimento comunitário e programas sociais que geram soluções concretas de melhorias das condições de moradia e habitat.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS