Sistema de transporte sob análise
Camilla Silva 20/07/2019 16:46 - Atualizado em 24/07/2019 13:57
Isaías Fernandes
Após uma semana do período de transição do novo sistema de transporte público em Campos, passageiros relataram melhora na prestação de serviço. Com o novo modelo, que deve estar em pleno funcionamento ainda no mês de agosto, 235 vans e micro-ônibus estarão circulando de forma integrada no sistema de transporte alimentador. Na área central, ônibus farão o transporte, segundo o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT). Até lá, as empresas realizam um reforço na frota para atender, também, as regiões mais distantes do centro.
— A gente encerra essa semana bastante contente. Apesar de todas as dificuldades, nós demos um passo gigantesco na transformação do sistema de transporte na cidade. Ainda está longe de ser o ideal, mas a gente já consegue organizar um sistema — afirmou o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha.
O novo sistema de transporte público da cidade prevê a integração de ônibus, micro-ônibus e vans realizando trajetos diferentes. Pelo novo sistema, a área de central de Campos deve ser atendida por empresas de ônibus que venceram o edital de licitação em 2015. Já as áreas mais distantes passam a ser atendidas pelo transporte alimentador. Seis terminais farão a interligação entre os dois grupos sem a necessidade do pagamento de uma nova passagem.
Outro reflexo do sistema foi registrado na geração de empregos. Segundo expectativa da Prefeitura, cerca de 600 vagas serão preenchidas devido ao novo modelo.
Terminais - Ao todo, serão seis pontos distribuídos próximo à área central, onde o passageiro pegará um ônibus para o seu destino final. A integração entre as linhas será feita em seis pontos da cidade: BR 101 - Shopping Estrada; BR 356 - Furnas; RJ 158 - Ambev; Cepop; BR 101 - Dical (Guarus) e Parque Bela Vista. Segundo o presidente do IMTT, eles serão instalados nas próximas semanas. “Caso os permissionários de uma determinada área já possa começar operar e o terminal não esteja pronto, nós iremos colocar estruturas temporárias para atender a população”, afirmou. Já o terminal urbano, localizado na avenida Rui Barbosa (Beira-Rio), no Centro irá passar por reformas. A empresa Carisma Engenharia Ltda. vai realizar o serviço e o valor do contrato, publicado no diário oficial da última quinta, é de R$ 188.937,50.
Aplicativo - Desde o início do mês, os campistas podem baixar em seus celulares o aplicativo Mobi Campos. O programa passa a acompanhar, via GPS, os coletivos dentro da cidade. Pode baixar o aplicativo que tem acesso a serviços de telefonia e internet móvel. Inicialmente, isso funcionará apenas para os ônibus (Cordeiro, Jacarandá, Rogil, São João, São Salvador, Siqueira e Turisguá), gradativamente se estendendo para as vans. Segundo o município, até o fechamento desta edição, mais de 30 mil pessoas já haviam instalado o dispositivo em seus celulares.
Para melhor informação da população, a descrição das 78 linhas, com os horários e intervalos dos ônibus, estão disponíveis no portal da Prefeitura de Campos (www.campos.rj.gov.br).
Gratuidade - A Prefeitura está cadastrando professores no novo sistema de bilhetagem eletrônica. Os professores da rede municipal devem comparecer à sede da Secretaria de Educação, de acordo com o calendário de atendimento, com contracheque, comprovante de residência e uma foto 3x4. Alunos da rede municipal também deverão realizar o cadastro, além de idosos e outros beneficiários. “O primeiro ponto que nós vamos realizar é o percentual da gratuidade. Tem uma quantidade prevista no contrato que é aceitável. Se esse percentual ultrapassa esse limite que causaria um desequilíbrio no contrato, nós vamos ter que buscar o equilíbrio. Uma possibilidade é subvencionar o valor”, disse Quintanilha.
Quem utiliza gratuidade, comemorou as mudanças ocorridas. “Quando íamos de outro transporte que não fosse ônibus, acabávamos tendo que pagar passagem, porque van e carrinho não aceitavam levar. Diziam que estava completo, mas era mentira”, afirmou Alcenir Souza, que aguardava no terminal do Centro.
Vans e micro-ônibus começam em agosto
Os permissionários do Sistema Alimentador de Passageiros, assinaram, na última sexta-feira (19), o acordo operacional, documento que estabelece itinerários, horários e regras tarifárias. Desde o dia 15 de julho, começou a contar o prazo de 30 dias para entrada em funcionamento do serviço que será realizado por micro-ônibus e vans.
De acordo com o IMTT, o serviço deverá ser prestado diariamente, considerando 19 horas úteis por dia, das 5h às 23h59, e todos os veículos deverão ser dotados de equipamentos e sistemas eletrônicos compatível com o sistema vigente. O documento estabelece, ainda, que os permissionários devem operar os serviços de forma a “garantir a sua regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, liberdade de escolha, conforto, cortesia e comodidade, na forma da lei e normas regulamentares”.
O edital de licitação para transporte alimentador foi publicada em março deste ano. No dia 26 de abril, cerca de 350 pessoas apresentaram os documentos. A segunda fase foi realizada no dia 29 de maio. Em 8 de julho, no Teatro Municipal Trianon, foi realizada a distribuição, por sorteio, das 60 linhas entre 235 licitantes habilitados.
Enquete
Genilson Pessanha
“A esperança da gente é que melhore. Desde essa segunda, está bom. Tem bastante ônibus de manhã. Agora à tarde é primeira vez que eu pego”.
Isabel Cristina Campos, aposentada
Genilson Pessanha
“Aumentou de semana passada para essa. Mas de manhã, por volta das 6h, tem muito gente querendo vir para o Centro. Deveria aumentar”.
Valdineia Gomes, auxiliar de cozinha
Genilson Pessanha
“Na hora que eu saio, não tem que esperar muito não. Eu costumo vir ao Centro resolver coisas de médico para minha família e essa semana eu não vi demora”.
Maria das Graças Fernandes, Desempregada
Genilson Pessanha
“Em Conceição do Imbé, ainda precisa melhorar. Lá só tem três horários de manhã e três voltando à tarde. Gostaria que tivesse mais opção de transporte”.
Ivanildo Dias, eletricista e pedreiro
 
Genilson Pessanha
“Eu estou gostando. Lá na Penha melhorou bastante. Fim de semana não tinha transporte. Dia de semana também era difícil. Tinha van, mas assim está melhor”.
Graça dos Santos, aposentada
Genilson Pessanha
“Eu ainda não sabia do aplicativo, vou procurar achar. Mas o que tenho sentido é que melhorou. A gente fica menos tempo esperando uma condução”.
Luiz Alberto Viana, desempregado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS