Semana Cultural começa nesta terça-feira
01/07/2019 18:54 - Atualizado em 10/07/2019 14:04
Começa hoje (2), às 19h, no Museu Histórico de Campos, a Semana Cultural do mês de julho com o debate sobre o tema “Feminismo na Mira”, proporcionado discussões pela igualdade de gêneros. O evento é coordenado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e segue até o domingo (7) com debates, grupo de estudos e shows musicais, entre outras atrações.
A programação tem início hoje e apresenta a temática “Pancada de amor: dói!”. Com a mediação de Mariana Fagundes, a assistente social Manueli Ramos, a psicóloga Luciane Mina e a socióloga Vanessa Henriques debaterão questões ligadas à equiparação de gêneros e as implicações sociais “Desde o início do ano, selecionamos cada mês para atender a uma demanda e o feminismo ficou em julho. É uma demanda que não tem um mês específico, tem que ser constante, dada a importância do assunto. Pelas estatísticas, são 164 estupros de mulheres por dia no Brasil, um número alarmante”, destacou Tim Carvalho, organizador do evento.
Amanhã (3), às 19h, o Coletivo Leia Mulheres comanda o “Clube do Livre”, com as participantes Nayara Maia e Anna Baur. Na quinta-feira (4), às 19h, o Cine Curta apresenta o filme “Absorvendo o Tabu”, com as debatedoras Júlia Oliveira e Rafaelly Galossi. Na sexta-feira (5), a partir das 19h, a cantora e compositora Natália Kurtz se apresenta no Show Autorais e nada mais. O sábado (6) será dia de Grupo de Estudos, com a palestra “Bem-estar Feminino: Leis e Direitos”, com a advogada Kelly Viter e Aline Solino. A programação será encerrada com Ivan Glória Machado e convidados no Domingo Clássico, a partir das 10h.
Continuidade — Por sua vez, o projeto “Clássico para Todos”, da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), levou ao Museu Histórico de Campos, na tarde de domingo (30), uma camerata de músicas clássicas e populares. Num espaço intimista aberto do pátio do antigo Solar do Visconde de Araruama, músicos da ONG Orquestrando a Vida, parceira no projeto, apresentaram por cerca de uma hora grandes sucessos da música clássica e também da música popular para um público atento e exigente.
O jovem maestro Wirlon Ribeiro, de apenas 18 anos, por duas vezes, buscou interação com o público, mostrando o quanto a música exige de dedicação. De Mozart a Pixinguinha, com um repertório cuidadosamente escolhido, os músicos proporcionaram momentos de puro êxtase aos presentes, que aplaudiam a execução.
— O projeto tem sido muito elogiado e agradado bastante. Essa tem sido uma oportunidade ímpar de levar espetáculos de qualidade a todo o município, ofertando a arte da música, do teatro, da dança e da poesia a todos — explica a presidente da FCJOL, Cristina Lima. “Estamos mostrando nas apresentações, principalmente, nas escolas do interior, que a música clássica pode estar ao alcance de todos. E muitos alunos têm se interesado”, completa o maestro Jony William, diretor da ONG e coordenador do “Clássico Para Todos”.
Com a proposta de levar a música clássica a todos, aproximando a arte da população, o “Clássico Para Todos” foi lançado em maio e já passou por Goitacazes, Conselheiro Josino, Ururaí, pelo Centro Municipal de Educação Integral (Cemei) do Parque Aurora, Teatro de Bolso Procópio Ferreira e Teatro Municipal Trianon. A agenda prevê visita a diversas localidades do interior nas próximas semanas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS