Violência cresce em Pádua
Jonatha Lilargem 10/05/2018 21:27 - Atualizado em 11/05/2018 17:23
Considerado um local tranquilo para se viver, com pequeno índice de casos de violência em relação a outras cidades da região, Santo Antônio de Pádua é um dos principais municípios do Noroeste Fluminense. Com mais de 130 anos de história e pouco mais de 40 mil habitantes, a cidade registrou cerca de 20 homicídios nos últimos dois anos, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).
A intervenção federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro trouxe a perspectiva de que a criminalidade em Pádua, e em outras cidades do interior, poderia ser ainda mais controlada. Mas, apesar da expectativa, os registros de homicídios aumentaram nesta última semana: seis pessoas foram assassinadas. Um caso de tentativa de assassinato também foi registrado em Pádua.
Na noite dessa quarta-feira (9), um cliente de um bar foi baleado dentro do estabelecimento, que fica localizado no bairro Monte Líbano. O homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Hélio Montezano, onde permanece internado em estado estável. Ninguém foi preso, e a Polícia Militar não soube divulgar informações sobre a autoria do crime.
Vítimas foram mortas queimadas em Pádua
Vítimas foram mortas queimadas em Pádua / Divulgação
Na última sexta-feira (4), dois homens foram encontrados mortos em uma estrada vicinal, no bairro Santa Luzia. A dupla foi assassinada a tiros. Os suspeitos não foram detidos. Dois dias depois, outro crime, executado de forma cruel, chamou a atenção: uma chacina. Matheus Souza Silva Araújo, de 19 anos, Caio Brito Sipriano, de 20, Sérgio Mauro Barbosa da Silva, de 21, e Tiago Gonçalves Pinheiro, de 34, foram mortos a tiros e tiveram os corpos queimados. Eles foram encontrados amarrados dentro de um carro.
Início de ano violento — Apesar dos registros nesta última semana, os casos de violência em Pádua atraem a atenção desde o início do ano. No dia 15 de janeiro, um policial militar reformado foi esfaqueado pelo próprio filho, no bairro Beira Rio. Na época, o garoto, que tem 13 anos, foi encaminhado ao Departamento de Ações Sócio Educativas (Degase), enquanto o pai foi levado, em estado grave, para o Hospital Hélio Montezano. O homem sobreviveu.
O primeiro homicídio de 2018 em Pádua foi registrado logo no quinto dia do ano. Um adolescente, de apenas 17 anos, foi morto a tiros em uma quadra esportiva no bairro Gerador. Ninguém foi preso, e testemunhas não souberam passar informações para a polícia sobre a motivação e a autoria do crime.
Procurada pela Folha da Manhã para comentar sobre a crescente violência na cidade de Santo Antônio de Pádua, a Polícia Militar informou que, segundo o comando do 36º BPM, o patrulhamento é feito de forma dinâmica, através de rondas em viaturas e motos. Também são ações de abordagem e revista, com o objetivo de combater crimes como roubos de rua e outros delitos. Também foi informado que o comando do batalhão participa de reuniões com o Conselho Comunitário de Segurança, no qual moradores, comerciantes e demais interessados apresentam e debatem as demandas de Segurança Pública.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS