Partos em banheiro causam polêmica
10/05/2018 10:54 - Atualizado em 10/05/2018 17:09
Luiz Fernando Pessoa fez pedido de informações
Luiz Fernando Pessoa fez pedido de informações / Divulgação
A Câmara Municipal de Macaé aprovou, nesta semana, um requerimento solicitando à Prefeitura informações sobre partos ocorridos no banheiro do Hospital Público Municipal (HPM). Este é mais um episódio polêmico no histórico recente da Saúde da cidade, administrada pelo médico Dr. Aluízio (MDB), que já foi diretor do hospital e secretário da Saúde. De autoria do vereador Luiz Fernando Pessanha (Avante), a proposição foi aprovada por unanimidade.
Segundo o autor, as condições em que duas mulheres deram à luz foram casos de incompetência administrativa. “Duas ocorrências em menos de 30 dias. Onde está o cuidado com as gestantes?”, protestou Luiz Fernando.
Júlio César de Barros (MDB), o Julinho do Aeroporto, disse que, muitas vezes, a responsabilidade é de funcionários. “Outro dia, acompanhei uma pessoa ao HPM e houve demora porque não havia quem fizesse a ficha dela já que a funcionária foi fazer um lanche”.
Julinho sustentou ainda que, em algumas situações, o trabalho fica prejudicado porque a demanda é muito grande. Valdemir da Silva Souza (PHS), o Val Barbeiro, apoiou, acrescentando que vê com frequência viaturas de cidades próximas trazendo pacientes para a unidade de saúde. “Mesmo assim, antes ainda de ser vereador, eu e minha família sempre fomos muito bem atendidos lá”.
Márcio Bittencourt (PMDB), que já foi diretor do hospital e continua trabalhando no HPM como médico, explicou que, no último caso, a mulher já chegou em trabalho de parto e não houve tempo de levá-la a uma sala adequada. Também médico, o presidente, Eduardo Cardoso (PPS), disse que fatos assim são comuns: “Já fiz parto até em ambulância”. Ele acrescentou que a maternidade do HPM é a única pública da cidade. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS