Pezão quer retomar obra em maio
08/05/2018 20:49 - Atualizado em 09/05/2018 18:31
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), anunciou, nesta terça-feira (8), que esteve com o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), e foi comunicada sobre a retomada da obra da ponte da Integração, que vai ligar SJB a São Francisco de Itabapoana, ainda neste mês de maio. Também esteve no encontro o presidente da Câmara de SFI, José Pinto Filho, o Pintinho (Pros). Pezão já havia mencionado, no final do ano passado, durante visita ao Porto do Açu, que entregaria a obra da ponte antes de terminar o seu mandato.
— Nos foi comunicado que será reiniciada ainda esse mês as obras da Ponte que liga os nossos municípios e [o governador] garantiu que a mesma ficará pronta ainda esse ano — destacou Carla.
A prefeita ainda abordou com o governador a obra de urbanização do bairro de Fátima, na entrada da sede do município, que faz parte do convênio “Somando Forças”. Carla foi encaminhada ao secretário de Obras do Estado, José Iran Peixoto Junior, para tratar sobre o assunto ainda nesta quarta-feira (9).
Em matéria especial publicada na edição da Folha da Manhã no último dia 2, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) chegou a informar que 50% dos trabalhos já estão prontos, mas uma previsão concreta de quando estarão concluídos não chegou a ser mencionada.
O deputado estadual João Peixoto (PSDC) também chegou a falar sobre sua esperança de ver a obra concluída. Ele disse que está otimista e que tem feito cobranças ao governador. Em homenagem ao ex-prefeito de São João da Barra, a nova ponte deverá receber o nome de Genecy Mendonça, o Dodozinho, falecido em junho de 2014. Segundo João Peixoto, a indicação já passou pela aprovação na Câmara de SJB e agora tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
O projeto da nova ponte tem 1,3 quilômetro de extensão e 16,2 metros de largura. A obra foi orçada em R$ 124.113.316,08 e a previsão inicial para conclusão foi de 360 dias corridos.
Ponte — Com a pedra fundamental lançada em junho de 2014, a precisão era de conclusão da obra em até um ano. Contudo, a construção foi paralisada em janeiro de 2016. Em novembro do ano passado, Pezão visitou o Porto do Açu e disse que não terminaria seu mandato sem entregar a obra pronta.
Vale lembrar que a retomada das obras já chegou a ser aventada em diversas oportunidades. Com o Plano de Regularização Fiscal, autorizado pelo Governo Federal, o Estado conseguiu protelar dívidas que tinha com União e firmar empréstimos junto ao mercado financeiro internacional, dando a Cedae e royalties como garantias. Com isso, quitou a folha salarial dos servidores ativos e aposentados, e agora estaria com disponibilidade para retomar obras. (A.N.A.) (M.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS