Bombeiros militares ganham novos especialistas em operações com motos
Verônica Nascimento 09/05/2018 14:09 - Atualizado em 10/05/2018 16:32
Formatura dos bombeiros com Motocicletas
Formatura dos bombeiros com Motocicletas / Verônica Nascimento
Vinte e um homens do 5º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) receberam o diploma do curso de Especialização em Operações com Motocicletas, na manhã desta quarta-feira (9), em formatura realizada no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Os diplomas foram entregues pelo subchefe do Estado Maior Geral Operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Rafael Camilo de Barros Farias; pelo comandante do 5º GBM, tenente-coronel Rodrigo Barcelos; e pela vice-prefeita de Campos, Conceição Sant’Anna, que representou o prefeito Rafael Diniz.
Essa é a primeira turma formada no interior do Estado e a oitava formada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro. No curso, de 14 semanas, iniciado em janeiro, os alunos receberam instruções sobre combate a incêndio, primeiros socorros, técnicas de pilotagem e condução em grandes centros, além de técnicas de salvamento veicular.
— Parabenizar esses guerreiros, chamados cavaleiros de aço, que chegam a locais em que o comboio não chega, que varam o trânsito, diminuindo o tempo de socorro. Esses salva-vidas de motos são o futuro de nossa corporação. Vamos arrumar novas soluções, otimizar recursos e implementar mais serviços de resgate por motocicletas, para auxiliar o socorro de emergência. São eles que atendem primeiro as vítimas, estabilizando-as até a chegada da ambulância. Obrigado a esses guerreiros — discursou o subchefe do Estado Maior Geral, parabenizando os formandos.
A vice-prefeita pontuou a importância do serviço. “Campos cresce um pouco a cada dia, e temos o trânsito de uma verdadeira metrópole, com rodovias federais cortando diversos bairros da cidade. Daí a importância desse socorro, prestado por bombeiros treinados, em motos, ganhando tempo no salvamento e elevando a qualidade do já excelente trabalho prestado pelo 5º GBM”, declarou Conceição Sant’Anna.
O comandante do GBM de Campos contou que, às duas unidades implantadas em novembro do ano passado, somam-se outras 10 agora. “Recebemos quatro veículos ano passado e as motos atendem em dupla. Assim, tinha uma equipe para cada área de Campos. Havia a dificuldade até de dar férias, pois ficaria apenas com uma área de cobertura. Agora há como remanejar melhor essas equipes. Esse é um serviço pensando para as grandes metrópoles, para reduzir o tempo de resposta do salvamento, que Campos já estava necessitando”, explicou.
Entre os formandos, está o sargento Rubens. Há 21 anos no Corpo de Bombeiros, ele disse que optou pela especialização em Operações com Motocicletas pela possibilidade de unir dois amores: “Oportunidade de unir meu amor por motos e pela minha profissão em prol da sociedade; unir dois amores para salvar vidas”, contou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS