Rafael e Fátima em reunião de prefeitos
07/05/2018 19:49 - Atualizado em 08/05/2018 18:23
Representantes da região estão participando da 73ª Reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que está acontecendo na cidade de Niterói até quarta-feira (9). O evento ocorre no Teatro Popular e conta com uma programação repleta de seminários e debates, abertos e fechados ao público, incluindo a participação dos pré-candidatos à Presidência da República, que acontece nesta terça (8). Haverá ainda uma plenária entre prefeitos, que apresentarão as suas reivindicações a serem incluídas na “Carta aos presidenciáveis”.
Prefeito de Campos, Rafael Diniz (PPS) destaca a oportunidade de ampliação de debate com outros prefeitos e com os próprios presidenciáveis.
— É uma oportunidade de encontro com vários prefeitos para debatermos ideias, discutirmos alternativas e compartilharmos experiências nesta luta, que é administrar as cidades nesta grave crise financeira do país, em especial ao Estado do Rio de Janeiro — explica, acrescentando que, nesta segunda-feira (7), foi assinada a “Carta de Niterói”, onde os prefeitos apresentam aos pré-candidatos à presidente da República suas propostas.
Também presente, a prefeita Fátima Pacheco (PTN) falou em rede social sobre o evento: “Com a presença de gestores municipais de todo o Brasil, estamos debatendo questões importantes no âmbito das políticas públicas e do desenvolvimento das cidades”, disse.
Já confirmaram presença no encontro os presidenciáveis Aldo Rebelo (SD), Álvaro Dias (Pode), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Afif Domingos (PSD), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Manuela D’Ávila (PCdoB), Marina Silva (Rede), Paulo Rabello (PSC) e Rodrigo Maia (DEM). A expectativa é que os postulantes à Presidência façam referência aos temas abordados na Carta de Niterói, debatida na última reunião da FNP. O documento trata de assuntos como Saúde, Educação, Segurança e Emprego, e a proposta é que os prefeitos influenciem na agenda programática dos candidatos.
De acordo com os organizadores, todos os pré-candidatos terão exatamente o mesmo tratamento durante a atividade e participarão em momentos distintos, entre os períodos de 9h às 13h e 14h às 19h20. Todos irão assistir a um vídeo, com um resumo da Carta de Niterói. Em seguida, terão até 25 minutos para fazer seu pronunciamento aos prefeitos.
Ainda de acordo com os organizadores, os convites foram endereçados aos presidentes de partidos políticos com pelo menos cinco congressistas. E os cinco mais bem colocados na média das últimas três pesquisas nacionais. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS