Campos recebe 20 mil testes para doenças
09/05/2018 17:49 - Atualizado em 10/05/2018 16:33
Supcom
A partir da próxima segunda-feira (14), a Vigilância em Saúde da secretaria municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar, em várias unidades, kits de teste rápido para detecção de dengue, zika e chikungunya. Cerca de 20 mil unidades foram enviadas, na última segunda-feira (7), pelo Ministério da Saúde, através da secretaria estadual de Saúde. O resultado da análise sairá em 20 minutos.
Nesta terça (8), a diretora da Vigilância, a médica infectologista Andréya Moreira se reuniu com representantes dos hospitais Ferreira Machado (HFM), Geral de Guarus (HGG), do Centro de Referência da Dengue, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da subsecretaria de Atenção Básica, do Departamento de Farmácia da SMS e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para orientar os profissionais e distribuir os kits.
— Recebemos 10 mil kits do teste rápido para chikungunya e outros 10 mil para dengue e zika. Esses testes são de extrema importância porque vamos definir em apenas 20 minutos quais são os casos positivos, em que doença se define, já que em alguns casos a sorologia dá positivo para dengue e chikungunya e também para fins de pesquisa científica — ressaltou Andréya Moreira.
Para ser submetido ao teste, o paciente tem que apresentar sintomas de uma das doenças. Atualmente, o município tem confirmados 26 casos de dengue e 24 casos de chikungunya. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS