Reforço na segurança para as vendas de fim de ano em Campos
Catarine Barreto - Atualizado em 06/12/2023 08:53
  • Policiamento em Guarus

    Policiamento em Guarus

  • Policiamento em Guarus

    Policiamento em Guarus

  • Policiamento na Pelinca

    Policiamento na Pelinca

  • Policiamento no Centro

    Policiamento no Centro

  • Policiamento no Centro

    Policiamento no Centro

  • Policiamento no Centro

    Policiamento no Centro

 
Com a chegada do fim do ano e as festividades como o Natal, é comum que o movimento em lojas e comércio em geral cresça. Para garantir a segurança, a Polícia Militar intensificou o patrulhamento nas regiões de maior movimento como Centro, Pelinca e Guarus. O Programa Segurança Presente também intensificou sua atuação.

A Polícia Militar não divulga número de aumento no efetivo, segundo a corporação, por questões estratégicas. “Para a virada do ano, o esquema de policiamento ainda está sendo definido, mas seguimos com policiamento ostensivo e dinâmico nas áreas de maior circulação da população”, informou.

Além dos agentes do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Campos conta também com a atuação do programa Segurança Presente. O coordenador do Segurança Presente em Campos, tenente Luciano Tavares, informou que está em contato com a Seção de Planejamento do 8° BPM buscando a melhor forma de distribuir o efetivo, de modo a maximizar a eficiência da atuação. “O objetivo é proporcionar segurança para a população durante as compras de fim de ano”, afirmou.

De acordo com o tenente Luciano, agentes do Segurança Presente já intensificaram o policiamento em toda a área comercial e bancária do Centro, Pelinca e também nas principais avenidas de Guarus.

Os agentes atuarão de forma estratégica nessas áreas, intensificando o patrulhamento nos locais de maior concentração de comércio e fluxo de pessoas até o dia 31 de dezembro. Ao todo são empregados diariamente 60 policiais, das 7h às 22h, que fazem o policiamento a pé, em motos e viaturas.

E esse aumento de policiamento tem sido notado e elogiado por moradores e comerciantes. O comerciante Wanderson Machado, de 39 anos, que tem um ponto de venda de comida e bebidas em frente ao Shopping Guarus Plaza, contou que sente segurança enquanto trabalha.

— Tenho esse ponto há 20 anos e depois que o shopping veio para cá, o movimento aumentou e, agora, com o fim do ano duplica. Trabalho até tarde e tenho notado que o policiamento é constante. Eles sempre ficam em frente ao shopping, param do nosso lado aqui também e isso passa segurança para trabalhar — disse Wanderson.

Outro que elogiou o policiamento em Guarus foi o morador Ronaldo Pereira Gomes, de 43 anos. Ele, que mora na Avenida Senador José Carlos Pereira Pinto, contou que é constante o policiamento, mas que no final do ano, ele aumenta.

— Percebi esse aumento de viaturas nas ruas, de motos. Depois do Segurança Presente, notei que houve esse aumento sim e desde segunda-feira, tenho visto mais policiamento na rua — contou.

Não só os moradores e comerciantes de Guarus notaram o aumento de efetivo nas ruas. Moradores da Pelinca e do Centro também identificaram mais policiais atuando e gostaram da ideia, como falou o aposentado Edson Nascimento, aposentado de 62 anos.

— Vim ao Centro pagar algumas coisas e posso dizer que tem mais policiamento na rua, tanto aqui quanto em Guarus, onde moro. Isso nos passa tranquilidade para comprar e andar no Centro — destacou.

Gerente de uma farmácia no Centro da cidade, Simone Nogueira comentou que os comerciantes se sentem mais seguros com esse aumento de policiais. Ela enfatizou que desde a criação do Segurança Presente na cidade, a segurança no Centro mundou. “Esse aumento de policiais nas ruas é muito importante, porque neste período nós fechamos mais tarde e o Segurança Presente não fica só no nome, eles de fato são presentes. Com esse movimento normal de fim de ano, é essencial esse efetivo nas ruas”, disse.

A Folha aguarda resposta da atuação da Guarda Civil Municipal e do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), e aguarda a resposta.(C.B.)
  • Consumidor Edson Nascimento

    Consumidor Edson Nascimento

  • Gerente de farmácia Simone Nogueira

    Gerente de farmácia Simone Nogueira

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS