Material para montagem do Hospital de Campanha começa a chegar em Campos
Channa Vieira e Ícaro Abreu Barbosa 10/04/2020 10:41 - Atualizado em 12/04/2020 12:26
Após duas datas serem divulgadas pelo Governo do Estado para o início da montagem do Hospital de Campanha em Campos, 26 de março e 6 abril, e não terem o prazo cumprido, os primeiros materiais para a construção da unidade de saúde, que irá reforçar o combate ao novo coronavírus no município, começaram a chegar nesta sexta-feira (10). No terreno, localizado na avenida 28 de Março, na antiga Vasa, uma empresa contratada pelo Estado, a Feeling Structures, descarregava a estrutura principal do hospital.
De acordo com funcionários da empresa que trabalhavam no lugar, os materiais foram trazidos de São Paulo em dois caminhões. Eles estimam que a montagem do galpão dure, em média, sete dias. Eles informaram, também, que outras duas empresas contratadas pelo Governo do Estado serão responsáveis pela montagem interna da unidade.
– Primeiro montaremos o galpão no piso de concreto, depois entram as outras empresas com as estruturas dos leitos. Eu sei que a nossa parte deve estar pronta dentro de sete dias. Em relação a montagem dos leitos e instalação de equipamentos eu não posso afirmar nada – comentou Leandro Espinho, funcionário da Feeling Structures, que coordenava e ajudava no desembarque das primeiras estruturas metálicas no terreno da antiga Vasa.
 No dia 30 de março, o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, havia informado que o Hospital de Campanha teria 200 leitos, sendo 100 de UTI e 100 de clínica médica. Porém, o Governo do Estado divulgou que serão 100 leitos na unidade, 20 deles de UTI.
Questionada sobre o atraso para iniciar a construção da unidade no município, a secretaria estadual de Saúde apenas informou que "as montagens estão com os prazos mantidos". Ainda de acordo com a nota da SES, a montagem dura, em média, de 12 a 15 dias. Após isso, cada unidade será equipada para atender a população. Ao todo, serão 2.000 leitos espalhados por diversas regiões do estado. Além desses leitos, a secretaria já inaugurou, nos últimos 40 dias, outros 548 leitos que ficarão como legado para a população após a pandemia do coronavírus.  
Em todo o Estado, os leitos de campanha ficarão distribuídos da seguinte maneira: 400 no Complexo do Maracanã (80 deles de CTI); 200 ao lado do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo (40 de CTI); 200 no Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias (40 de CTI); 200 no Parque dos Atletas, em Jacarepaguá (40 de CTI); 200 no terreno do 23º BPM, no Leblon (40 de CTI); 200 no aeroclube de Nova Iguaçu (40 de CTI); 100 em Campos dos Goytacazes, no Centro, próximo ao shopping (20 de CTI); e 100 no Hospital Regional Gélio Alves Faria, em Casimiro de Abreu (20 de CTI). Além desses, há 200 na Fiocruz (todos de CTI), para atender a população do estado.
Ícaro Barbosa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS