Comcultura com reuniões virtuais
Paula Vigneron 10/04/2020 19:52 - Atualizado em 04/05/2020 21:57
Conselho tem se reunido virtualmente
Conselho tem se reunido virtualmente / Divulgação - Supcom
Para evitar os riscos de sair do isolamento social e, ao mesmo tempo, manter as atividades, o Conselho Municipal de Cultura de Campos (Comcultura) realiza, desde o último dia 4, reuniões virtuais com os conselheiros para apresentação e debate de propostas que irão compor o Plano Municipal de Cultura. A segunda reunião, aberta à população, será promovida na próxima terça-feira (14), às 18h, por meio de um aplicativo de sala virtual disponibilizado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). O link para participar é divulgado por meio da página do Comcultura no Facebook.
Presidente do Conselho de Cultura, o professor e pesquisador cultural Marcelo Sampaio explicou que o primeiro conselho municipal do país a manter os encontros por meio de reuniões virtuais é o Comcultura.
— Eu acho que é significativo porque a gente está marcando a história. Marcamos, primeiro, com a presidência paritária: um ano do mandato é o poder público e o outro, a sociedade civil. Isso já foi uma vitória histórica porque nunca a sociedade civil presidiu o Conselho Municipal de Cultura. E, agora, em tempos de quarentena, o que poderia dar muito errado — porque corre o risco de não termos reuniões presenciais —, a gente fez isso. Fizemos presenciais em janeiro, fevereiro e março e, em abril, não pudemos nos reunir presencialmente e criamos essas reuniões virtuais, que são convocadas, como pede o nosso regimento interno, e estão publicadas em Diário Oficial. Ou seja, são reuniões virtuais válidas — detalhou o presidente.
Marcelo recordou que, na primeira reunião feita virtualmente, a adesão dos conselheiros foi grande: de 24, participaram 16. O número representa o dobro do necessário para o quórum mínimo, que é exigido para que uma reunião tenha validade. Ele destacou que o aplicativo para os encontros foi conseguido com um dos conselheiros da Câmara de Instituições de Ensino Superior, Jonas Defante, por meio do IFF, e que, com isso, as discussões para a elaboração do Plano Municipal podem ser mantidas sem interrupções.
— A gente não podia ficar parado (durante a quarentena). Conversando com companheiros, o Jonas, que trabalha no IFF e está com algumas atividades profissionais nestas salas virtuais, resolveu disponibilizar uma para as nossas reuniões do Comcultura. Se tem uma coisa que está me dando muito orgulho, é a gente estar sendo pioneiro nisso. E a custo zero. Até hoje, não existe o Plano Municipal de Cultura, que reúne as demandas e necessidades de cada Câmara Temática. Então, os conselheiros estão apresentando e discutindo propostas. Depois, vamos formatá-las e divulgar. A gente faz questão de dar publicidade porque conselho municipal só funciona com a participação da sociedade civil. Senão, não tem sentido ele existir — ressaltou Marcelo.
O presidente do Comcultura reforçou que o encontro será às 18h, momento em que o link será disponibilizado à população. “Não dá para entrar antes. Tem que ser às 18h porque é a hora em que a sala virtual fica disponível. É uma reunião e, como toda reunião de conselho municipal, ela é pública. Então, quem não é conselheiro pode entrar lá; vai poder ver, ouvir e, também, falar porque há direito a voz. Quem não é conselheiro só não tem direito a votar, mas tem direito a participar e expor sua opinião e comentários”, assegurou. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS