Witzel libera circulação interna em alguns municípios do Norte e Noroeste
Camilla Silva e Catarine Barreto 07/04/2020 14:30 - Atualizado em 12/04/2020 12:16
O governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, publicou um decreto, nesta terça-feira (7), autorizando municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense, que não tenham casos confirmados de coronavírus, a liberar a circulação interna da população e funcionamento do comércio, caso os prefeitos considerem que têm condições de manter barreiras sanitárias severas para impedir a entrada do vírus. Durante a manhã, um porta-voz da Organização Mundial de Saúde havia feito um alerta para que países não afrouxassem as ações que desaceleram a propagação do vírus cedo demais.
O decreto, publicado em edição suplementar do diário oficial, destaca que a circulação de moradores entre municípios continua restrita, além de estarem mantidas as regras para evitar aglomerações e o fechamento de escolas públicas e privadas. Segundo o governo, até esta terça, 30 municípios estavam enquadrados nesta situação, mas o número de cidades pode mudar a cada dia, a depender dos dados epidemiológicos.
— No Norte e Noroeste do estado, devido às barreiras que nós fizemos, atuando na prevenção, a região foi preservada e, por isso, nós vamos anunciar algumas medidas hoje (terça-feira). Vamos continuar mantendo barreiras nessas cidades. A decisão que nós estamos tomando hoje, em relação ao decreto que será publicado, ocorreu por causa das barreiras sanitárias severas e por isso a circulação interna está liberada — afirmou o governador.
O governador afirmou que cada município irá analisar e decidir sobre a sua situação. “Naquelas cidades, em que os prefeitos estão realizando as barreiras sanitárias e se sentem confortáveis para restabelecer a circulação de pessoas, o decreto está permitindo que isso seja realizado”, defendeu.
Para justificar a flexibilização, o governador alegou no decreto que havia necessidade de atualizar as medidas para reduzir o impacto na economia do estado. “Nossa preocupação é sempre salvar vidas, mas nós também temos que nos preocupar com a economia do estado e das pessoas”, completou.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) não tem uma recomendação geral para países e regiões afrouxarem as medidas que visam a desacelerar a propagação do novo coronavírus, mas fez um alerta para que as restrições não sejam retiradas cedo demais, disse um porta-voz da entidade nesta terça-feira.
"Uma das partes mais importantes é não abandonar as medidas cedo demais para não ter uma recaída", disse o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, em entrevista virtual. "É como estar doente e se você deixar a cama cedo demais e sair cedo demais, você corre o risco de uma recaída e de ter complicações", acrescentou.
Municípios da região se enquadram no decreto
O governador listou 30 municípios que não possuem casos confirmados do coronavírus, 18 deles ficam nas regiões Norte e Noroeste do estado: São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu, Varre-Sai, Natividade, Italva, Cardoso Moreira, São José de Ubá, Cambuci, Laje do Muriaé, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Aperibé e Itaocara. O 18º município é Bom Jesus de Itabapoana, que aparecia na lista, mas teve seu primeiro caso confirmado nesta terça.
Até a manhã desta terça, os municípios do Norte e Noroeste Fluminense registraram 29 casos confirmados e 580 suspeitos da doença. As cidades com casos confirmados são Macaé (14), Campos (9), Itaperuna (3), São João da Barra (1), Bom Jesus de Itabapoana (1) e Porciúncula (1) e, portanto, não poderiam tomar essa medida.
A regra valeria, inclusive, para os municípios de menor população e que não tenham leitos para o atendimento de pacientes. “Os hospitais de campanha na região ainda não estão instalados, mas nós temos condições de mobilizar a pessoa que estiver contaminada para os locais onde há atendimentos”, afirmou.
A Folha buscou todos os municípios que poderiam utilizar a medida apresentada pelo governador na região Norte e Noroeste. Até às 19h desta terça, apenas o município de Cardoso Moreira afirmou que abriria o comércio a partir desta quarta-feira. O município não tem, atualmente, nenhum caso confirmado ou suspeito de coronavírus. 
Venda por entrega domiciliar é permitida em todo o estado
A partir desta terça, o comércio poderá funcionar em todo o estado desde que crie um sistema de entrega domiciliar. A medida que flexibiliza as restrições de isolamento social contra o novo coronavírus consta em um decreto publicado em edição extra do Diário Oficial, na noite de segunda-feira. Ele previa ainda que poderia ser realizado o atendimento por drive thru, um serviço de vendas de produtos que permite ao cliente comprar sem sair do carro, mas o governador afirmou que será feita a correção do decreto e esse tipo de atendimento continua proibido.
— Vamos autorizar em todo estado o delivery para o comércio, em acordo com Fecomércio, Firjan e empresas. É como se fosse vender pela internet, não haverá aglomeração de pessoas nas lojas. Não haverá drive thru, ou seja, ida das pessoas para comprar dentro do carro, apenas o comércio delivery, entregar em casa, para dar certo conforto a empresas que tem fidelidade com os clientes — complementou o governador. 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS