Reprises de jogos históricos são um presente direto do passado
Matheus Berriel 11/04/2020 19:23 - Atualizado em 05/05/2020 21:17
Globo retransmite neste domingo, às 16h, o jogo do pentacampeonato mundial do Brasil
Globo retransmite neste domingo, às 16h, o jogo do pentacampeonato mundial do Brasil / Divulgação
Kleberson avança com a bola pela direita e toca em direção a Rivaldo, que a deixa passar em um belo corta-luz. Na linha da grande área, dentro da meia-lua, Ronaldo dá apenas um passo antes de chutar a gol e vencer Oliver Kahn pela segunda vez naquela noite de 30 de junho de 2002, em Yokohama, no Japão. Quase 18 anos depois, o triunfo por 2 a 0 sobre a Alemanha, que deu ao Brasil o quinto título mundial, poderá ser revisto neste domingo (12) na tela da TV Globo, às 16h, com a narração original de Galvão Bueno. A retransmissão do jogo do penta, que pode ser assistida em Campos e região na afiliada InterTV Planície, integrante do Grupo Folha de Comunicação, dá ainda mais força à febre de reprises de partidas importantes do futebol brasileiro e internacional durante a pandemia do novo coronavírus, enquanto os campeonatos estão paralisados.
O radialista Arnaldo Garcia, de 56 anos, que assina a coluna “Vibração da Galera” na Folha, listou fatoes para elogiar a iniciativa da Globo e de canais fechados como o SporTV, que está exibindo a campanha brasileira na Copa do Mundo de 1982. Para ele, reprises e VT’s valorizam a memória do esporte e apresentam à juventude o histórico da paixão em torno do futebol, bem como mudanças no estilo de jogo, entre outras.
— A iniciativa é ótima em todos os aspectos. Mas, tem que ter os cuidados com fatos em tornos das seleções de cada época, para que os fatos históricos não passem ao largo de quem tem as imagens como inéditas — disse Arnaldo. — Estas transmissões são um belo serviço à história — pontuou.
A Globo preparou uma programação especial para a retransmissão do penta. A jornalista Fátima Bernardes, que cobriu in loco a Copa de 2002, vai relembrar em vídeos momentos marcantes dos bastidores. Cléber Machado e Walter Casagrande vã comandar o programa especial. Após o jogo, a Globo exibirá a festa dos jogadores e o retorno ao Brasil com o troféu.
No SporTV, foi ao ar nesse sábado (11) a Tragédia do Sarriá, como ficou conhecida a derrota por 3 a 2 para Itália de uma da seleção considerada uma das maiores de todos os tempos, a brasileira de 1982, nas quartas de final da Copa disputada na Espanha. O canal do Grupo Globo levou aos adeptos da quarentena a sequência de jogos do Brasil naquele Mundial desde a última terça (07), com novas narrações para os jogos contra Rússia, Escócia, Nova Zelândia, Argentina e Itália. Um prato cheio para o saudosismo de quem viu Zico, Sócrates, Falcão, Toninho Cerezo e companhia, bem como oportunidade de apreciação para quem veio ao mundo e/ou passou a gostar de futebol anos depois.
— Para quem não viu na época, aquele era o verdadeiro futebol. Hoje se fala tanto em novas táticas, mas tínhamos uma aula desde 1982. Achei completamente certa a ideia de reprisar jogos antigos, especialmente neste período em que estamos atravessando. Seria interessante se a ideia fosse repetida em momentos importantes também de outros esportes, como o primeiro ouro olímpico do vôlei, a geração de Oscar no basquete e por aí vai — afirmou o representante de vendas Ricardo Moreth, de 51 anos, torcedor do Flamengo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS