Estrutura principal do Hospital de Campanha começa a ser montada
Channa Vieira 11/04/2020 17:17 - Atualizado em 04/05/2020 19:12
A montagem do Hospital de Campanha em Campos foi iniciada nessa sexta-feira (10), após dois prazos não serem cumpridos pelo Governo do Estado, em 26 de março e 6 de abril. Os primeiros materiais chegaram no terreno da antiga Vasa, localizado na avenida 28 de Março, em dois caminhões vindos de São Paulo. Neste primeiro momento, a empresa Feeling Structures, que atua no local, será a responsável pela estrutura principal e colocação do piso do hospital, que será um importante aliado no combate ao coronavírus em Campos e região. Em nota, enviada neste sábado (11), a secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que já abriu 548 novos leitos exclusivos para pacientes infectados pela Covid-19 em todo o Estado do Rio de Janeiro.
Neste sábado, no terreno, já era possível ver os funcionários da empresa iniciando a montagem do galpão. Segundo eles, a instalação dessa estrutura deve durar pelo menos uma semana. Após isso, outras duas empresas contratadas pelo Governo do Estado serão responsáveis pela parte interna do hospital, incluindo a montagem dos equipamentos. 
Inicialmente, o Hospital de Campanha no município teria 200 leitos, sendo 100 de UTI e 100 de clínica médica. Porém, o Governo do Estado divulgou que serão 100 leitos na unidade, 20 deles de UTI.
De acordo com a secretaria estadual de Saúde, o planejamento dos hospitais de campanha foi baseado em análise técnica, considerando a quantidade de leitos existentes por região, além da viabilidade de localização. A visita técnica da equipe do Estado no terreno que irá abrigar a unidade de saúde em Campos, composta por um engenheiro e um médico, foi realizada no dia 2 de abril. 
A SES informou, ainda, que vai disponibilizar na capital, Região Metropolitana e no interior, 3.414 leitos. Desses, 2.000 serão leitos em hospitais de campanha, todos com previsão de entrega no fim deste mês. Atualmente, a rede estadual conta com 2.562 leitos de enfermaria disponíveis e outros 253 de UTIs vagos.
Os leitos de campanha serão distribuídos desta forma: 400 no Complexo do Maracanã; 200 ao lado do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo; 200 no Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias; 200 no Parque dos Atletas, em Jacarepaguá; 200 no terreno do 23º BPM, no Leblon; 500 no Aeroclube de Nova Iguaçu; 100 em Campos dos Goytacazes, no Centro; 100 no Hospital Regional Gélio Alves Faria, em Casimiro de Abreu, e 100 em Nova Friburgo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS