Morre em Campos o obstetra Euclides do Rosário Damásio
Verônica Nascimento 09/04/2020 19:23 - Atualizado em 12/04/2020 12:35
A Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC) divulgou nota de pesar pelo falecimento do médico Euclides do Rosário Damásio ontem. Em rede social, o filho do obstetra, o advogado Márcio Damásio, informou sobre o velório e sepultamento, a partir das 16h, no cemitério do Caju, que, em função da pandemia do coronavírus, foram restritos aos familiares. Euclides, que estava internado em um hospital particular da cidade, morreu por complicações de um câncer pulmonar.
A nota destaca que foi “com muito orgulhdo que a Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia homenageou Dr. Euclides, em 2018, como o médico do ano”.
— Uma das primeiras tarefas que recebi, quando assumi a SFMC, foi a de homenageá-lo e, hoje, me sinto feliz por ter feito isso a um profissional tão dedicado. Na época, ele foi comigo e com a esposa para o Rio. A filha, que cursava medicina lá, também participou. Ele já estava doentinho, mas teve uma boa recuperação. Conheci Dr. Euclides no posto de saúde do Parque novo Mundo e lembro que os plantões eram de 7h às 17h. Não tinha contato direto com ele, porque eu atendia como pediatra e ele como ginecologista e obstetra, mas ficava admirada com a atenção e delicadeza com que ele tratava as pacientes. Ele não se importava com horário. Se tivesse um número de preventivos e não conseguisse fazer todos, ele voltava para terminar no dia seguinte, mesmo não sendo plantão dele. Era um médico muito querido — contou a presidente da SFMC, Wanda Terezinha.
O médico Luís Alberto Mussa se despediu do amigo, que afirmou ser sempre “um colega amável e cortês”, com versos de Manuel Bandeira: “Euclides preto / Euclides bom / Euclides sempre de bom humor / Imagino Euclides entrando no céu: / Licença, meu branco / E São Pedro, bonachão: / Entra, Euclides. Você não precisa pedir licença...”. E concluiu: “Deus o receba em sua glória”.
Em redes sociais, diversos colegas de profissão e amigos deram os pêsames à família. Entre profissionais da saúde, médicas lamentaram a perda do obstetra que as ajudou a trazerem seus filhos ao mundo.
 
 
Homenagem na Sociedade de Medicina em 2018
Homenagem na Sociedade de Medicina em 2018

ÚLTIMAS NOTÍCIAS