Força-tarefa realiza mais uma operação "Fique em Casa"
Paula Vigneron 06/04/2020 11:15 - Atualizado em 12/04/2020 14:55
Força-tarefa no Mercado Municipal
Força-tarefa no Mercado Municipal / Genilson Pessanha
Equipes da Polícia Civil, superintendência de Postura e Guarda Municipal realizaram, na manhã desta segunda-feira (06), mais uma etapa da operação "Fique em Casa". O primeiro local visitado foi o Mercado Municipal, onde 15 estabelecimentos foram fechados. O objetivo da ação, que conta com apoio também do Ministério Público Estadual, é conscientizar a população para a importância de manter o isolamento domiciliar e fiscalizar estabelecimentos comerciais, para verificar se estão respeitando o decreto municipal 33/2020, que proíbe a abertura durante o período de emergência em função da pandemia de coronavírus. As equipes percorrem vários bairros de Campos. Até o momento, o município tem nove casos confirmados da doença e monitora outros 16 suspeitos.
O delegado titular da 146ª Delegacia de Polícia, Pedro Emílio Braga, que coordenou a ação desta segunda, falou sobre a operação. "É uma força-tarefa que congrega Ministério Público, Polícia Civil, Militar, Guarda Municipal e Postura, principal responsável por fiscalizar os estabelecimentos. Tivemos um novo decreto (municipal) expedido na sexta e estaremos hoje (segunda) realizando a observância dessas novas regras. Sendo verificado alguma irregularidade, pode ocorrer desde uma autuação administrativa pela Postura até mesmo a condução à delegacia em razão da verificação de crime", explicou.
Além do Mercado Municipal, a força-tarefa fiscalizou, no Centro, agências bancárias, nas quais clientes estavam aglomerados em fila nas entradas. A equipe orientou tanto a população quanto os responsáveis pelas unidades. Caso permaneçam as aglomerações, os gerentes poderão ser conduzidos à delegacia e autuados por descumprimento de medida preventiva sanitária. 
A primeira ação foi realizada na noite do último sábado (04).  Na ocasião, as equipes percorreram bairros e distritos como Goitacazes, Donana, Penha, Vicente Dias, Pelinca, Parque Santo Amaro, Jardim Carioca e Cidade Luz. A operação chegou a ser acompanhada pelo promotor da 2ª Vara de Tutela Coletiva do Ministério Público, Marcelo Lessa, que considerou o resultado bastante satisfatório e mostrou que a população vem aderindo ao apelo das autoridades de saúde.
Ação no Mercado Municipal
Ação no Mercado Municipal / Genilson Pessanha
Decreto - Seguindo orientações do Ministério de Saúde, Vigilância em Saúde, Ministério Público e Defensoria Pública, a Prefeitura de Campos prorrogou até 19 de abril, através de decreto, a suspensão de atendimento ao público por estabelecimentos comerciais, incluindo bares, restaurantes e similares. O mesmo decreto traz, também, uma flexibilização, permitindo o retorno, com restrições, de alguns setores. Agora está autorizado o funcionamento de materiais de construção, oficinas mecânicas, borracharias e lojas de autopeças. As atividades de construção civil também estão autorizadas a funcionar, desde que obedeçam a uma série de determinações. O novo decreto faz parte de uma série de medidas de enfrentamento à propagação ao coronavírus.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS