Campos com 16 casos suspeitos de coronavírus
Paula Vigneron e Ícaro Barbosa 31/03/2020 13:04 - Atualizado em 02/04/2020 16:37
Centro de Combate ao Coronavírus
Centro de Combate ao Coronavírus / Genilson Pessanha
O Departamento de Vigilância em Saúde de Campos divulgou, na tarde desta terça-feira (31), novo boletim referente aos casos de coronavírus no município, que aponta mais cinco casos suspeitos de Covid-19, somando 16, além de um confirmado. Nessa segunda-feira (30), o município registrava 15 casos suspeitos, mas quatro foram descartados na manhã desta terça, após os pacientes terem testado negativo para a doença. Para reforçar as medidas de enfrentamento ao coronavírus, foi aberto, no início da noite dessa segunda, o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos, localizado no novo prédio do Hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência. O serviço por meio do 192 para pessoas com sintomas da doença também foi ampliado, oferecendo atendimento de médicos plantonistas. De acordo com a Prefeitura, 15 atendimentos foram realizados nesta terça-feira no CCCCC, sendo três internações. Na segunda, a unidade registrou dois atendimentos. 
Segundo o município, o atendimento será realizado 24 horas por dia no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos. A equipe da unidade é formada por 100 profissionais da Saúde. O espaço conta com 40 leitos clínicos de enfermaria para tratamento de casos moderados, com possibilidade de instalação de mais 20. Para os quadros mais graves, são 19 leitos de UTI, que dispõem de aparelho respirador. Outros 19, destinado a estes casos, estão em fase final de instalação.
Já o atendimento via 192 conta com médicos de plantão que irão orientar os pacientes que apresentam sintomas de Covid-19. Com a medida, as pessoas só precisarão sair de casa se for necessário e indicado pelo profissional.
Guardas municipais atuam no posto montado na rua Barão de Miracema, em um setor destacado da Beneficência Portuguesa, mantendo a organização durante os atendimentos. Em escalas de 12 horas, com dois guardas durante cada turno, os agentes prestam auxílio aos pacientes que chegam apresentando sinais suspeitos de contágio.
De acordo com o guarda municipal Rutemberg, que coordena o serviço no local, o paciente vai aguardar na fila com faixas vermelhas, respeitando a distância estabelecida, depois irá para as cadeiras que já estão dentro do cordão de isolamento. Após isso, passará pela triagem rápida com a equipe de enfermagem. De lá, é definido se deve seguir para dentro do hospital para que sejam realizados mais testes específicos ou se será liberado. O CCCCC também conta com uma ambulância fixa no local para qualquer tipo de emergência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS