Marcelo Sampaio inicia nesta sexta série de bate-papos culturais no Facebook
Matheus Berriel 01/04/2020 14:57 - Atualizado em 04/05/2020 20:08
Marcelo Sampaio
Marcelo Sampaio / Divulgação
Inspirado em diversas iniciativas virtuais da classe artística durante a pandemia do novo coronavírus, o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Comcultura) de Campos, Marcelo Sampaio, iniciará nesta sexta-feira (03) uma série de entrevistas realizadas por seu centro cultural. Serão oito bate-papos com pessoas ligadas à cultura, às segundas e sextas-feiras de abril, sempre às 19h, transmitidos ao vivo pelo perfil de Marcelo no Facebook. O primeiro entrevistado será o o ator Sidney Navarro, abordando, entre outros temas, o teatro e o desenvolvimento infantil.
— Primeiramente, prefiro me referir a vídeos ao vivo, e não a lives — pontuou Marcelo Sampaio, crítico à inserção de expressões estrangeiras no vocabulário brasileiro. — Achei que o Centro Cultural Marcelo Sampaio não poderia deixar de realizar algo. Sendo assim, pensei em bate-papos com amigos que têm atuações bem significativas nas mais diversas áreas. Olhei no calendário e vi que este mês de abril terá quatro sextas e quatro segundas-feiras. Por isso selecionei oito convidados que conversarão comigo dias 03, 06, 10, 13, 17, 20, 24 e 27 — explicou o professor e pesquisador.
Além de Sidney Navarro, também participarão do projeto, respectivamente, o professor e escritor Deneval Azevedo Filho; o historiador e escritor Aristides Arthur Soffiati; o jornalista Matheus Berriel; o fotógrafo Ricardo Avelino; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, Genilson Paes Soares; o web-designer Luciano Silva; e o cantor e compositor Reizilan Cartola Neto. Nas conversas, com aproximadamente uma hora de duração, cada, os convidados falarão sobre dois eixos temáticos, o que não impede de outros assuntos serem abordados.
Sidney Navarro
Sidney Navarro / Divulgação
— A gente vai falar um pouco sobre a nossa história cultural de Campos: os projetos, espetáculos, shows, artistas. Campos é um celeiro muito grande de talentos. É muito bonito ver os artistas da cidade colocarem a mão na massa, fazendo as coisas acontecerem. Acredito que esse bate-papo venha a abordar um pouco desse talento produzido na cidade — afirmou Sidney Navarro, citando também a importância do contato virtual durante o período de isolamento social. — A gente está num momento tão sensível, tão delicado. Então, acredito que seja um momento de aproximação — afirmou.
Enquanto cumpre a quarentena, Sidney alimenta planos para quando o coronavírus for superado. “Estou morrendo de saudade dos meus amigos, cheio de saudade da minha cidade; de pegar a bicicleta e varar essa ciclovia de ponta a ponta; de ver o pôr do sol no Centro da cidade, no rio Paraíba, na Igreja da Lapa. Acho que esse resgate vai ser muito forte no bate-papo”, comentou o ator, que também trabalha com o desenvolvimento infantil através do grupo Fabulosos.
Programação:
Sexta-feira (03) — Sidney Navarro – Teatro e desenvolvimento infantil
Segunda (06) — Segunda Deneval Azevedo Filho — Literatura e magistério
Sexta (10) — Aristides Soffiati — Ecologia e produção literária
Segunda (13) — Matheus Berriel — Jornalismo e os Meninos do Morrinho
Sexta (17) — Ricardo Avelino — Fotografia e psicologia
Segunda (20) — Genilson Paes Soares — Artes plásticas e o Instituto Histórico
Sexta (24) — Luciano Silva — Internet e cursos
Segunda (27) — Reizilan Cartola Neto — Cartola e música

ÚLTIMAS NOTÍCIAS