Vacinação contra gripe novamente suspensa em Campos após doses acabarem
Camilla Silva 31/03/2020 20:38 - Atualizado em 02/04/2020 16:39
Vacinação contra a Influenza
Vacinação contra a Influenza / Rodrigo Silveira
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, em Campos, aberta na última quarta-feira (25), que imunizou mais de 43,6 mil idosos e profissionais da saúde até esta terça (31), foi novamente suspensa no município após as doses enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde acabarem. De acordo com a Prefeitura, o Estado informou que não possui vacinas para envio neste momento. A vacinação de acamados já agendada está mantida e ocorrerá nos dias previstos.
Quem procurou os postos de vacinação contra a Influenza nesta terça-feira (31) não precisou esperar muito para ser atendido. Desde a última semana, milhares de campistas procuraram os pontos de imunização. A demanda deve ficar mais tranquila até a abertura para mais grupos se vacinarem. Até o dia 16 de abril, apenas pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde podem receber as doses em todo o Estado.
— Nós decidimos vir hoje e demos sorte. Não tinha fila. Logo fomos atendidos. A aplicação da vacina é bem rápida também — contou Joilson Batista Silva, de 75 anos, que compareceu a Cede do Jardim Carioca, em Guarus, junto com a esposa Aldimeia Silva, de 72. Quem também esteve no local, nesta terça, foi o bombeiro Maicon Rodrigues. “É importante cumprir a orientação de realizar a vacinação”, afirmou.
Apesar de suspensa temporariamente, esta semana, o município disponibilizou mais dois postos — prédio antigo da UPH São José (ponto fixo) e drive thru em Travessão, no pátio da igreja católica. Outros dois pontos funcionarão no mesmo sistema quando a vacinação na cidade retornar: o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) e a Fundação Rural de Campos. O horário é sempre das 9h às 16h.
Os pontos de vacinação fixa são a Cede Lulu Beda (Jardim Carioca), o Colégio Salesiano, a Uenf, a UBS Morro do Coco, a UBS Lagamar e a UPH São José (prédio antigo).
Durante a primeira semana, a vacinação também foi interrompida devido à grande procura, que esgotou a primeira remessa de cerca de 15 mil doses da vacina enviada pela Secretaria de Estado de Saúde.
Outros grupos - Durante dois dias da semana, equipes vão vacinar pessoas acamadas em suas residências. O direcionamento é feito às terças e quintas, conforme agendamento. Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, os responsáveis pelos acamados, que ainda não estão cadastrados na Vigilância Epidemiológica, podem entrar em contato com o setor, através do telefone (22) 98175-2482.
As instituições hospitalares e asilos receberão equipes de imunização previamente agendadas. Os trabalhadores da área de saúde devem apresentar carteira de identificação no momento da imunização.
Vacinação contra a Influenza
Vacinação contra a Influenza / Rodrigo Silveira
Próximas fases - A segunda fase da campanha de vacinação está prevista para 16 de abril, abrangendo professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais. A partir de 9 de maio, começa a vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos, 9 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes de 12 a 21 anos em medidas sócio educativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos entre 55 a 59 anos, pessoas com deficiência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS