Norte e Noroeste registram sete casos confirmados e 399 suspeitos de coronavírus
Paula Vigneron e Virna Alencar 31/03/2020 10:38 - Atualizado em 02/04/2020 16:36
Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus
Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus / Divulgação - Fiocruz
Subiu para sete o número de casos confirmados do novo coronavírus no Norte e Noroeste Fluminense. A Prefeitura de Macaé informou, no início da tarde desta terça-feira (31), que mais duas confirmações foram registradas na cidade, que tem cinco pacientes contaminados por Covid-19. Outros municípios com confirmações da doença são Campos (1) e Porciúncula (1). O Norte e Noroeste registra, até o momento, 399 pessoas em monitoramento por suspeita da doença. Nessa segunda-feira (30), havia 280 casos suspeitos. Em boletim epidemiológico mais recente, o Departamento de Vigilância em Saúde de Campos divulgou, no final da tarde desta terça-feira (31), que o município está com 16 casos suspeitos e um confirmado. Já São João da Barra, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana descartaram suspeitas de contaminação pelo vírus. Em todo o estado do Rio de Janeiro, há 657 confirmações e 18 mortes por Covid-19. No Brasil há 201 óbitos por Covid-19 e 5.717 casos confirmados, conforme o Ministério da Saúde. Nesta segunda-feira (30), o país contabilizava 159 mortes e 4.579 casos confirmados da doença. 
Em Macaé, que lidera o ranking da região, houve aumento no número de pacientes com suspeita de Covid-19. O Centro de Triagem do Doente por Coronavírus, até o início da noite dessa segunda-feira, registrou mais 61 casos suspeitos da doença. Na manhã desta terça, foram realizados mais 47 atendimentos na unidade. De acordo com o município, 21 pacientes apresentaram sintomas e foram orientados para permanecer em isolamento domiciliar. À tarde, outros 21 casos foram considerados suspeitos e cinco deles foram encaminhados para o HPM. Macaé registra 217 suspeitas de contaminação pelo vírus.
Na noite dessa segunda-feira, a Prefeitura de Itaperuna confirmou que mais 17 suspeitas da doença foram notificadas no município, subindo para 107 o número total. Entre os casos, 16 pacientes foram eletivos para exame. Destes, oito foram descartados por testarem negativo para o vírus e oito aguardam resultado. “Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar, seguindo todas as orientações necessárias e sendo monitorados pela secretaria de Saúde. Pedimos mais uma vez: se possível, fique em casa. Essa luta é de todos nós”, alertou o poder público em nota.
Em Bom Jesus do Itabapoana, a secretaria municipal de Saúde informou, nesta terça-feira, que mais três casos suspeitos de infecção por Covid-19 foram notificados, totalizando 19. “No momento, a equipe da vigilância epidemiológica municipal está monitorando os pacientes suspeitos”, informou a Prefeitura.
Em live realizada na manhã desta terça-feira (31), o prefeito de Miracema, Clovinho Tostes, orientou a população sobre os cuidados necessários durante a pandemia e atualizou os dados referentes aos casos suspeitos no município. Ele informou que foram notificados 12 pacientes com sintomas. Destes, cinco testaram negativo para a contaminação e os outros sete aguardam o resultado do exame e permanecem monitorados pela secretaria de Saúde. 
No boletim epidemiológico mais recente, divulgado no início da tarde desta terça-feira pela Prefeitura de Campos, foi confirmada a redução de quatro casos suspeitos no município, que tem um caso confirmado. Agora, 11 pessoas estão sendo monitoradas na cidade. Os dados são da Vigilância em Saúde.
Em relação aos casos descartados, a Prefeitura de São João da Barra informou que dois pacientes, que estavam em isolamento domiciliar, testaram negativo para contaminação por Covid-19. Com esses dados, o município tem seis casos suspeitos da doença, de acordo com informações da secretaria de Saúde.
Em São Francisco de Itabapoana, o resultado de mais um exame enviado ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) apontou negativo para o coronavírus. O secretário de Saúde, Sebastião Campista, explicou que, agora, são dois casos descartados e três suspeitos na cidade.
Já em São Fidélis, a superintendente de Vigilância em Saúde Hítalla Valentim informou que mais um resultado deu negativo para Covid-19, assim como outros três casos que foram descartados no município. Com a atualização mais recente, caiu para cinco o número de casos suspeitos.
Outros municípios que monitoram casos suspeitos são: Santo Antônio de Pádua (6); Itaocara (3); Aperibé (2); Italva (2); Carapebus (2); Porciúncula (1); Varre-Sai (1); Cambuci (1); Cardoso Moreira (1).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS