Centro de Controle e Combate ao Coronavírus é inaugurado em Campos
31/03/2020 09:11 - Atualizado em 02/04/2020 16:26
Instalado pelo governo municipal no prédio novo da Beneficência Portuguesa, o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus começou a funcionar no início da noite dessa segunda-feira (30). E já atendeu dois pacientes com queixas de problemas respiratórios. O primeiro deles, um homem de 37 anos, tinha doença pulmonar, mas foi descartado como suspeito de Covid-19 e liberado. O outro, um homem de 59 anos, passou por triagem. O atendimento será 24 horas, com mais de 100 profissionais de Saúde, do município e da Beneficência. Segundo boletim epidemiológico divulgado nessa segunda, Campos conta com um caso positivo da doença e outros 15 aguardando resultado de exame. 
O funcionamento do Centro de Combate foi a segunda boa notícia para Campos e o Norte Fluminense, que tem o município como polo em Saúde Pública, no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Ainda nessa segunda-feira, em videoconferência com Rafael Diniz (Cidadania) e outros prefeitos da região, o governador Wilson Witzel (PSC) prometeu que o hospital estadual de campanha para combater a Covid-19 começa a ser instalado na próxima segunda-feira (06). Funcionará na área da antiga Vasa, na avenida 28 de Março, como adiantou, com exclusividade, o blog Opiniões, do jornalista Aluysio Abreu Barbosa.
Enquanto o hospital estadual de campanha não vem, a iniciativa municipal em parceria com a Beneficência Portuguesa já conta com 40 leitos clínicos de enfermaria, com a perspectiva de instalação de outros 20, para tratamento dos casos moderados. Considerados a diferença entre vida e morte, nos casos mais graves da Covid-19, o Centro de Controle e Combate do Coronavírus já conta com 19 leitos instalados de UTI, todos com aparelho de respirador mecânico. Outros 19, com seus respectivos respiradores, já estão em fase final de instalação.
Após a triagem no setor laranja, de onde os casos leves são encaminhados e orientados ao isolamento residencial, a definição entre os casos moderados e graves será feita na unidade semi-intensiva do setor vermelho. Ele conta com cinco leitos e mais um respirador mecânico.
As informações foram passadas pela médica pneumologista Patrícia Meireles, membro do Comitê de Controle e Combate ao Coronarírus. Também membro dele, a médica oftalmologista Cíntia Cordeiro informou que as máscaras para proteção de face produzidas no Instituto Federal Fluminense (IFF)  e doadas ao município, já estão à disposição como item de equipamento de proteção individual (EPI) aos profissionais de saúde.
Atendimento 192 — Nessa segunda-feira também começou a funcionar o serviço de 192, que além de oferecer atendimento já realizado, também contará com médicos atendendo as ligações das pessoas que estejam com suspeita da doença.
Através do telefone, o paciente será orientado pelo médico sobre as medidas que deve tomar diante do quadro de saúde apresentado. Com esse tipo de serviço, as pessoas só precisarão sair de casa, se de fato for necessário e indicado pelo médico.
O serviço foi anunciado no último domingo (29), durante vistoria do prefeito ao CCC, acompanhado de autoridades e entidades parceiras no Gabinete de Crise criado para enfrentamento ao coronavírus. (A.A.B) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS