Revoada no ninho tucano em Macaé
Aldir Sales 26/02/2020 21:53 - Atualizado em 10/03/2020 14:54
Dr. Aluizio
Dr. Aluizio
A chegada do prefeito de Macaé Dr. Aluízio ao PSDB confirmou a revoada de dois pré-candidatos ao Executivo macaense do ninho tucano. O empresário André Longobardi se mudou para o Republicanos (antigo PRB) e assumiu a direção do partido no município. Já Silvinho Lopes, filho do ex-prefeito Sylvio Lopes e irmão do ex-deputado Glauco Lopes, desembarcou no DEM sob as bênçãos do vereador carioca César Maia, pai do presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia.
No segundo mandato e impossibilitado de disputar a próxima eleição, a bola da vez de Dr. Aluízio para sua sucessão é o vereador licenciado e secretário municipal de Educação Guto Garcia. Considerado o braço direito do prefeito, Garcia continua no MDB, por onde foi eleito em 2016, e não pode mudar de agremiação até abertura de uma nova janela partidária, sob o risco da perda de mandato por infidelidade.
Eleito pelo PV e reeleito pelo MDB, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, deixou sua última legenda após os mais recentes escândalos de corrupção envolvendo os ex-governadores Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão, além da cúpula da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Longobardi e Silvinho disputariam a preferência do PSDB para concorrer à Prefeitura, mas a chegada de Dr. Aluízio mexeu com os planos dos dois. Sem espaço, o empresário tomou posse como presidente do Republicanos local. Em 2016, Longobardi ensaiou disputar o cargo, mas abriu mão para compor a chapa de Chico Machado (PSD) como vice. Chico ficou na segunda colocação, mas se elegeu deputado estadual dois anos depois.
— Declaramos nosso amor a cidade de Macaé e assumimos um compromisso público de lutarmos incansavelmente pelo progresso da nossa gente — disse André em seu discurso de posse no diretório.
De família tradicional na política macaense, Silvinho é a bola da vez da família Lopes para tentar desbancar o grupo político de Dr. Aluízio. Os tucanos eram comandados por Sylvio Lopes no município, mas ele perdeu espaço com a chegada de Paulo Marinho na direção estadual do PSDB.
Nas redes sociais, Silvinho comemorou a chegada ao DEM. “Uma porta se fecha aqui, outra porta se abre ali... César Maia abonando minha filiação ao Democratas, para pré-candidatura à Prefeitura de Macaé”. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS