Prefeitura e FIA formam 25 jovens do Programa Trabalho Protegido na Adolescência
12/02/2020 22:54 - Atualizado em 18/02/2020 13:55
Vinte e cinco adolescentes se formaram no Programa Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA), desenvolvido pela Fundação para a Infância e Juventude (FIA-RJ) em parceria com Prefeitura de Campos. A cerimônia de formatura aconteceu nesta terça-feira (11) na Câmara Municipal de Campos. A secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Pryscila Marins, representou o prefeito Rafael Diniz.
A secretária explicou que os adolescentes são assistidos pela rede socioassistencial do município, cumprem Medida Socioeducativa e foram encaminhadas pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), que é a porta de entrada para o acesso ao PTPA.
— Em nome do prefeito Rafael Diniz, agradecemos à FIA pelo olhar sensível às nossas crianças e adolescentes. A Prefeitura de Campos está à disposição desses jovens que já são assistidos pelos nossos serviços. Muitas dificuldades a gente enfrenta nesse processo de formação, mas não há dificuldade pra quem tem vontade e isso é algo que não nos falta aqui em Campos. O que pudermos fazer para que vocês alcancem tudo que sonharam nós faremos. Continuem buscando conhecimento e se qualificando, pois o céu é o limite pra vocês — discursou Pryscila.
O presidente do Conselho afirmou que qualquer atividade que não garanta o direito à vida de crianças e adolescentes é combatida pela entidade. "Se as atividades colocam em risco a dignidade deles, nós repudiamos. Essa preparação pressupõe que esses alunos vão permanecer na escola; vão receber um estímulo através da bolsa para satisfazerem suas necessidades mais imediatas, porém, sem deixarem a sala de aula”, destacou Renato.
A presidente da FIA, Ana Lucia Mantuano, falou em nome do governador Wilson Witzel e agradeceu à Prefeitura de Campos, aos parceiros de empresas públicas e privadas, alunos, responsáveis e funcionários.
— É dia de festejar e comemorar o sucesso e a vitória de vocês, pois sabemos que o desafio foi grande. Agradecemos à Prefeitura de Campos, pois essa proximidade com o serviço social é muito importante para o Programa. À Uerj por nos garantir apoio com os professores e supervisão pedagógica; aos parceiros por nos ajudarem com o estágio laborativo, como Detran, Tribunal do Estado, Procuradoria Geral do Estado, supermercado Norte Flu e Superbom. Aos pais e responsáveis por acreditarem que a FIA poderia fazer a diferença na vida dos seus filhos. Vocês já são vencedores pois já superaram brilhantemente essa primeira etapa e com certeza irão traçar novos rumos e fazer novas experiências — disse Ana.
O evento teve, ainda, presenças dos representantes da Câmara Municipal, vereador José Carlos e de unidades conveniadas à FIA e à Prefeitura, como Apae e Apape. A cerimônia contou com apresentação musical dos adolescentes, mini baile de carnaval, apresentação da banda do 8º Batalhão de Polícia Militar, homenagens aos funcionários, alunos e familiares.
Programa - O PTPA oferece aos adolescentes oportunidade de inserção qualificada no mundo do trabalho por meio das articulações e parcerias promovidas pela FIA com instituições públicas e privadas. Garante treinamento prévio com duração de quatro meses e acompanha o adolescente no trabalho até seus 18 anos incompletos. Encaminha os assistidos para oportunidade de estágio e os adolescentes recebem o benefício de uma bolsa auxílio para um suporte financeiro à família, visando o engajamento dos mesmos na educação financeira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS