Rio Pomba volta a subir em Santo Antônio de Pádua
Mario Sergio Junior 29/01/2020 14:17 - Atualizado em 10/03/2020 14:27
Rio Pomba voltou a subir em Santo Antônio de Pádua
Rio Pomba voltou a subir em Santo Antônio de Pádua / Divulgação
Devido às fortes chuvas no estado de Minas Gerais, o rio Pomba voltou a subir em Santo Antônio de Pádua. De acordo com a Defesa Civil do município, o nível chegou a 3,65 metros na manhã desta quarta-feira (29) e a tendência é que suba mais nas próximas horas. Já em Itaperuna, os moradores voltam às suas rotinas gradativamente. A Prefeitura informou que a movimentação em torno da campanha de arrecadação de mantimentos, água potável e roupas para as pessoas afetadas pelo transbordamento do rio Muriaé tem sido grande. Em Cardoso Moreira, um imóvel desabou por conta da força das águas do rio Muriaé e o município também tem recebido bastante donativos para os moradores afetados pela cheia. Por conta da chuva, uma cratera se formou na BR 356, na altura de Cardoso, e uma carreta chegou a cair. Já em Italva, o nível do Muriaé já havia estava abaixo desde terça-feira (28). Em Campos, o Paraíba do Sul continua baixando.
Segundo a Prefeitura de Santo Antônio de Pádua, entre terça e quarta, choveu 89 mm na bacia do rio Pomba e há previsão de mais chuva. O município está em estado de alerta. Em Itaperuna, a Prefeitura informou que, oficialmente, as doações estão sendo recebidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no galpão da sede da Defesa Civil, no bairro Aeroporto, mas a secretaria de Obras também disponibilizou um ponto para doações de alimentos, roupas, galões de água, materiais de limpeza e medicamentos na avenida Zulamith Bittencourt. Além disso, muitos voluntários transformaram suas casas, empresas e igrejas em pontos de recebimento.
Caminhão caiu em cratera na BR 356
Caminhão caiu em cratera na BR 356 / Divulgação
Em Cardoso Moreira, o prefeito Gilson Siqueira, a Defesa Civil e assistentes sociais estiveram na rua Beira Rio, onde uma residência caiu na manhã desta quarta por conta da força das águas do rio Muriaé. Eles averiguaram a situação e orientaram os proprietários, que desocuparam o imóvel antes do desabamento. O município também recebeu quatro toneladas em doação de alimentos (legumes e verduras), roupas e calçados do Banco de Alimentos do Rio de Janeiro (Ceasa-RJ). A Prefeitura informou também que funcionários, colaboradores e voluntários realizam limpeza nas vias públicas e auxiliam moradores na retirada de entulhos residenciais. Ainda nesta quarta, uma carreta caiu em uma cratera aberta pelas chuvas na BR 356, próximo a Cardoso Moreira. O acidente não deixou feridos e o trânsito foi interrompido nas proximidades, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) retirou o veículo e o fluxo na rodovia foi normalizado.
Em Campos, segundo a Defesa Civil, o nível do rio Paraíba do Sul baixou para 7,72 metros. Nesta semana, o rio chegou a atingir mais de 9 metros, cobrindo todo o Cais da Lapa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS