Goleiro defendeu o Gigante da Colina entre 1969 a 1975.
/
Diario Lá Capital de Rosario - Domínio Público
Goleiro do Vasco entre 1969 e 1975 e famoso por levar o milésimo gol de Pelé, Edgardo Norberto Andrada faleceu aos 80 anos, nesta quarta-feira (4). O argentino foi revelado para o futebol no Rosário Central e defendeu o time da terra natal por nove anos, chegando à Seleção da Argentina para ganhar a Copa América de 1963. No Brasil, brilhou como guarda-rede do Cruz-Maltino carioca. Em nota oficial, O Club de Regatas Vasco da Gama lamentou o falecimento do ex-atleta, recordando que o argentino conquistou “os títulos carioca de 1970 (encerrando um jejum de 12 anos) e o título brasileiro de 1974 (o primeiro de um time carioca).
A nota vascaína lembra que "Andrada também ficou conhecido por ter sido o arqueiro que, em 19 de novembro de 1969, no Maracanã, levou, de pênalti, o milésimo gol do Rei Pelé – ainda que tenha quase defendido” e que embora "não fosse muito alto, El Gato, como era carinhosamente chamado, destacava-se pela agilidade e reposição de bola". Em 1971, recebeu a Bola de Prata da Revista Placar como o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro, que naquele ano estava em sua primeira edição. No futebol nacional, ainda defendeu o Vitória em 1976. De volta à Argentina, vestiu a camisa número 1 do Colón e aposentou as luvas em 1982, aos 43 anos, quando atuava pelo Renato Cesarín.
A causa da morte ainda do argentino é desconhecida e foi anunciada à imprensa nesta última quarta (4) à noite.
De luto - Goleiros do Vasco treinam com o uniforme todo preto em homenagem ao ex-goleiro Andrada, que faleceu nesta quarta-feira. O argentino foi o goleiro do primeiro título brasileiro do clube em 1974.