Ponto Final - Dados da Telhado de Vidro vão para CPI do Fundecam
06/08/2019 11:07 - Atualizado em 09/09/2019 14:34
Pedido de dados ao TCE
A Comissão parlamentar de Inquérito (CPI) que apura supostas fraudes no Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), desde sua criação, em 2001, até o fim da gestão Rosinha Garotinho (hoje Patri) tem mais desdobramentos. Diante de uma análise minuciosa, feita pela equipe técnica que compõe a comissão, nos contratos do fundo, o presidente da CPI, o vereador Jorginho Virgílio (PRP), esteve ontem no Tribunal de Contas do Estado (TCE), do Rio de Janeiro, em busca de documentos referente a uma suposta auditoria realizada na sede do Fundecam, na época da operação Telhado de Vidro, no governo Alexandre Mocaiber.
Indícios de fraudes
Os advogados e o economista que compõem o corpo técnico da CPI constataram que foi feita uma apuração pelo TCE e agora os vereadores querem saber o resultado: “Os trabalhos estão avançando e as evidências de possíveis fraudes cometidas por empresas e agentes públicos ficam cada vez mais evidentes”, disse o vereador Jorginho Virgílio. A CPI foi instalada em março, com prazo de conclusão inicial de 90 dias, sendo prorrogada por igual período. A Comissão analisa um suposto rombo de R$ 500 milhões.
Preço do gás
Para entender a discrepância entre os preços do Gás Natural Veicular (GNV) em Campos, maior produtor da região, e outros municípios que vendem o combustível mais barato, o deputado Rodrigo Bacellar (SD) requisitou um levantamento dos valores praticados pelos postos da região. “A diferença de preços precisa ter uma justificativa econômica. Não é possível que o cidadão de Campos pague mais sem que haja uma razão para isso”, afirmou o deputado, que é relator da CPI do Gás na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Sucesso
A 60ª Exposição Agropecuária de Campos foi de casa cheia em quase todas as noites. Felizmente, um panorama bem diferente da edição anterior. Nos próximos dias os organizadores do evento devem divulgar um balanço dos negócios firmados durante os dias do evento, estimulando a economia. Destaque também para os shows, com recorde de público no Parque de Exposições da Fundação Rural de Campos durante a apresentação da cantora Marília Mendonça, na noite da última sexta-feira.
Sem água
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) informou que, devido ao avanço do mar no pio Paraíba do Sul, causando intrusão salina na altura onde é realizada captação para abastecimento de São João da Barra, houve a necessidade de interromper as atividades na estação de tratamento de água do município. Devido ao fenômeno natural, a Cedae diz que precisa paralisar a captação para não comprometer a qualidade da água e garantir o bom funcionamento da unidade. Medidas já estão sendo tomadas para que o abastecimento seja plenamente restabelecido, mas nenhum prazo foi informado.
Parceria
A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco (Podemos), esteve reunida ontem com o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, e trouxe boas notícias para o seu município. Segundo a prefeita, o secretário informou que Quissamã receberá nos próximos meses duas ambulâncias e uma van para transportar pacientes. Fátima destacou ainda que o município tem um hospital bem estruturado e que poderá ampliar a pactuação com o Governo do Estado para ofertar mais serviços de saúde para a população.
Antecipado
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou ontem uma medida provisória que garante a antecipação do pagamento da metade do décimo terceiro salário para os aposentados e pensionistas todos os anos. A antecipação já é feita, mas precisa ser confirmada anualmente pelo governo. No ano passado, por exemplo, Michel Temer assinou um decreto tratando do assunto. Segundo Bolsonaro, além de aquecer a economia, a MP “proporciona segurança e previsibilidade para os aposentados, que terão a garantia de que receberão essa antecipação todos os anos. Deixa de ser uma política de governo e passa a ser uma política de Estado”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS