Incêndio queima parte da Estação Ecológica de Guaxindiba
23/08/2019 14:59 - Atualizado em 26/08/2019 13:29
Divulgação/PMSFI
Um incêndio de grandes proporções está queimando parte da Reserva Ecológica de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana. Segundo informações da Secretária de Meio Ambiente e Defesa Civil, Luciana Landim Soffiati, a diretora da Estação, Vânia Coelho, tomou conhecimento do incêndio por volta das 20h desta quinta-feira (22), mas por ser numa área de brejo, não era possível fazer outra coisa á noite, a não ser monitorar.
Pela manhã, a Secretaria Municipal foi acionada e enviou agentes para o combate ao incêndio. Aproximadamente 30 homens, entre funcionários da secretaria, funcionários da Estação Ecológica e voluntários estão trabalhando para apagar as chamas, que já destruíram uma área equivalente a cinco campos de futebol. O Corpo de bombeiros de Campos também foi acionado e está atuando no combate.
- A origem do incêndio foi fogo num canavial, um senhor colocou fogo na plantação de cana, numa área muito próxima a reserva. Isso não pode acontecer, porque o entorno da reserva é uma área de amortecimento, onde pode ser feita plantação, mas não esse tipo de plantação – Disse Luciana.
A secretária ainda informou que já solicitou o helicóptero do Corpo de Bombeiros, para ajudar no combate, já que a grande preocupação é a mata que fica ao fundo do brejo. Está sendo feito um aceiro para tentar “cortar” o fogo, evitando que as chamas cheguem à mata.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS