Alunos da Escola dos Saberes recebem orientações em saúde bucal
22/08/2019 15:51 - Atualizado em 26/08/2019 13:26
Os alunos da Escola dos Saberes da Casa de Convivência de Dores de Macabu, em Campos, receberam orientações sobre os cuidados com a saúde bucal, nessa quarta-feira (21). A ação é uma parceria entre a superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa) e o Programa Saúde na Escola (PSE) - das secretarias de Saúde e de Educação. Na próxima quarta-feira (28), será a vez da Casa de Convivência de Travessão.
Os idosos acompanharam atentamente às orientações do dentista voluntário do PSE João Paulo Oliveira e da assistente social Francelyne de Assis. A dupla esclareceu mitos e falou sobre o câncer de boca.
— Noventa por cento dos casos de mau hálito estão relacionados à higiene bucal. Para quem usa prótese, por exemplo, recomendo lavar com sabão ou detergente neutro sem deixar de fazer um enxágue adequado. A pasta de dente deve ser evitada porque, com o tempo, provoca corrosão. A gengiva também não deve ser esquecida. Deve receber atenção com escova macia e pasta de dente ou algodão umedecido. Já os dentes naturais, além da escovação com pasta, o uso do fio dental é imprescindível — alertou João Paulo.
Maria José Gomes, de 73 anos, usa prótese há mais de uma década e ficou surpresa quando a equipe do PSE alertou sobre o “período de descanso” da dentadura.
— O ideal é tirar a prótese para a musculatura do rosto descansar. Não existe esta história do risco de engolir a dentadura. A não ser que seja uma ponte móvel pequena. Além do mais, dormir com a dentadura pode provocar lesões na boca. E ela pode ficar em um copo com água desde que o líquido seja trocado diariamente — disse João.
Câncer de boca e diabetes – De acordo com João Paulo, o exame rotineiro pode antever um diagnóstico de câncer de boca. "Verifiquem a cavidade bucal, apalpem os lábios e as bochechas. Vejam se existem feridas. Não esqueçam de examinar a língua, inclusive. Há, ainda, um mito de que os diabéticos não podem fazer tratamento dentário. Isso não é verdade! Podem e devem visitar o dentista com regularidade e é importante não omitir nenhuma informação do profissional", finalizou.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS