Uenf irá receber pesquisador americano na próxima semana
22/08/2019 10:44 - Atualizado em 26/08/2019 13:25
O professor da Universidade de Missouri (EUA) Jay J. Thelen estará na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) na próxima semana para ministrar uma palestra e participar de reuniões com estudantes e pesquisadores. Professor titular do Departamento de Bioquímica da Universidade de Missouri (UM) e cientista do Bond Life Sciences Center, Thelen ministra no dia 29, às 16h, no auditório II do P4, a palestra intitulada “New insights on the regulation of de novo fatty acid synthesis in plants”. E, na quinta (29) e sexta (30) de manhã, ele recebe pesquisadores, pós-doutorandos e pós-graduandos que tenham interesse em conversar sobre possíveis projetos conjuntos, parcerias e oportunidades em seu laboratório.
Graduado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade de Nebraska e Ph.D em Biologia Molecular pela UM, Thelen utiliza ferramentas de biologia molecular, como transformação genética e proteômica, para estudar a regulação da biossíntese de ácidos graxos em plantas, visando entender a regulação metabólica e a produção de plantas com maior produção de óleo nas sementes. O objetivo das pesquisas é aumentar o teor de óleo das sementes e, para isso, Thelen trabalha no complexo da ACCase – uma enzima que catalisa o primeiro passo para a produção de óleo, identificando proteínas que afetam a eficiência desse processo.
O grupo de pesquisa coordenado por Thelen obteve avanços significativos na compreensão da regulamentação enzimática desse complexo e vem usando engenharia genética e edição gênica para aumentar a produção de óleo em sementes da planta modelo Arabidopsis e em culturas comerciais como soja e canola. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS